Auditoria no sistema: relator do TCU afirma que processo eleitoral é sólido e confiável
Ministro Bruno Dantas falou sobre o andamento da auditoria na Corte de Contas
O relator da auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) no sistema eletrônico de votação, ministro Bruno Dantas, apresentou, nesta quarta-feira (18), um balanço parcial dos trabalhos, no qual afirma que o processo eleitoral “já se mostra sólido, confiável e adequado ao exercício da cidadania”.
Ele fez a declaração no final do balanço, após ressaltar a importância da atuação do ministro Benjamin Zymler como representante do TCU na Comissão de Transparência das Eleições (CTE) – criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de 2021 –, na qual a Corte de Contas busca contribuir para o aprimoramento do processo eleitoral.
A auditoria realizada pelo TCU tem por finalidade avaliar a segurança, confiabilidade, transparência e a auditabilidade do sistema eletrônico de votação. O ministro autorizou a auditoria em seis etapas, para permitir um amplo alcance de objetivo e o acompanhamento das medidas adotadas pelo TSE para a realização das Eleições 2022.
Andamento
O ministro lembrou que as duas primeiras etapas da auditoria do TCU já foram inclusive examinadas pelo plenário da Corte de Contas. Na ocasião, o Tribunal apresentou importantes contribuições à sociedade e ao TSE. Entre elas, o destaque para a demonstração dos principais mecanismos de gestão de risco, de segurança e de transparência adotados nas três fases do processo eleitoral, antes, durante e após a votação, e que permitem a auditabilidade do voto. Dantas comunicou, inclusive, que o TSE já implementou melhorias na transparência do processo eleitoral a partir das recomendações dessas primeiras etapas da fiscalização.
Ele informou que as etapas seguintes da auditoria contam com a participação de auditores especializados em tecnologia da informação, que também acompanharão a atuação dos tribunais regionais eleitorais (TREs) nas eleições. Dantas acrescentou que serão acompanhados, entre outros, os procedimentos de preparação, realização, apuração, totalização e divulgação dos resultados do pleito de outubro.
Comparecimento aos testes
No balanço dos trabalhos, o ministro destacou que a equipe de auditoria do TCU acompanhou a realização do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação, ocorrido de 22 a 27 de novembro de 2021, e o teste de confirmação das soluções para os achados encontrados no evento, etapa realizada de 11 a 13 deste mês. As duas atividades ocorreram no edifício-sede do TSE, em Brasília.
Também comunicou que representantes da equipe de auditoria acompanharam presencialmente, de 30 de março a 3 de abril, as eleições suplementares para a prefeitura de Agudos do Sul (PR). Uma avaliação que envolveu desde a preparação das urnas até a totalização dos votos, como um teste de procedimentos e metodologia para as Eleições 2022.
EM/MSM, DM com informações do TCU
Presidente Alex Redano discute a implantação do curso de medicina em Ariquemes pela Unifaema
Prefeita Carla Redano também participou de encontro com dirigentes da faculdade e processo para receber curso avança
Presidente Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço do Tchau Poeira em Costa Marques
Cidade recebe investimentos do Governo para melhoria de sua infraestrutura urbana
Vereador Fogaça busca informações sobre asfalto de emendas parlamentares do ex-deputado federal Lindomar Garçom
Everaldo Fogaça vai à Semob e fala sobre cronograma de obras na Cascalheira, Parque Amazônia e Planalto 2
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook