Aumento dos preços pesa do bolso dos brasileiros
A prévia da inflação teve alta de 1,06% em dezembro e fechou o ano com aumento de 4,23%
Consumidores brasileiros sentem no bolso o aumento dos preços. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) – que é uma prévia da inflação – apresentou alta de 1,06% em dezembro e fechou o ano de 2020 com aumento de 4,23%. Os dados são do IBGE. Esse é o maior acumulado no ano desde 2016, quando ficou em 6,58%.
De todos os setores pesquisados, apenas os produtos de vestuário tiveram queda em dezembro, de -0,44%. Já o maior aumento de preços foi observado no grupo de Alimentação e Bebidas, com variação de 2%, em dezembro, e alta acumulada de 14,36% no ano. O destaque fica com o aumento da batata-inglesa (17,96%), óleo de soja (7%), carnes (5,53%), arroz (4,96%) e frutas (3,62%).
Estudo aponta diminuição nas compras de Natal de consumidores do ABC paulista
Sonegação de impostos no Brasil causa prejuízos anuais de R$ 417 bi
Salário mínimo em 2021 pode chegar a R$1.088
O segundo grupo com maior variação do IPCA de dezembro é o de Habitação, com aumento de 1,5%. Destaque para a alta da energia elétrica, que subiu 4,08%, na média.
Em relação à variação de preços regionais, todas as regiões pesquisadas apresentaram aumento, sendo o maior registrado em Porto Alegre (1,53%) e o menor em Brasília (0,65%).
SEEU tem previsão de retorno nesta quarta-feira (23/12), às 17h
O SEEU é a ferramenta que centraliza e uniformiza a gestão de processos de execução penal em todo o país
Alienação de bens apreendidos pela Justiça tem novas regras
A norma cria instrumentos legais que garantem maior eficiência ao andamento processual, além de padronizar e integrar ações para agilizar a conversão de bens apreendidos em recursos financeiros para aplicação em políticas públicas
Norma assegura direitos fundamentais das pessoas LGBTI presas
Ela aperfeiçoa os mecanismos sobre o direito humano das pessoas LGBTI condenadas e privadas de liberdade e que possam cumprir suas penas em locais adequados ao seu gênero autodeclarado
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook