Aumento no preço da gasolina afeta o bolso do motorista
Aumento impactou as finanças de todos, já que afeta o preço de diferentes setores econômicos. Confira o que é possível fazer para economizar no consumo de combustível
No último ano, o custo de vida no Brasil subiu de forma considerável, o que transparece nos mais diferentes itens, desde alimentos e bebidas até vestuários, artigos de habitação, educação e transporte. Em novembro, a alta foi a maior registrada nos últimos cinco anos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta de preços acumulada no último ano é de 4,22% (acima dos 3,52% registrados nos 12 meses anteriores). Os custos para manter um automóvel devem ser considerados por quem pensa em comprar um. O aumento no preço da gasolina impactou as finanças dos motoristas que, após abastecerem o veículo, se viram com menos dinheiro no fim do mês para arcar com outras despesas.
Contudo, fazer um bom planejamento financeiro e uma análise constante dos gastos mensais te permite adequar os gastos, além de conseguir dinheiro com carro. Uma opção para isto é buscar um refinanciamento, por exemplo.
Combustível
Esse item foi o maior responsável pelo aumento do custo registrado no Brasil em relação aos transportes no período. Além da gasolina (1,17%), outros combustíveis também sofreram aumento em seu preço, como o óleo diesel (0,53%), o gás veicular (0,55%) e o etanol (4,02%).
Outro ponto que ajuda a compreender o aumento no campo de transportes foi o custo de automóveis novos (1,07%). Em contraposição, viu-se uma redução no custo de passagens aéreas e nos ônibus intermunicipal e interestadual.
Aumentos sucessivos
Desde o início de 2021, o preço da gasolina no país registrou três aumentos sucessivos, chegando aos atuais R$2,60 (preço inicial, antes de a gasolina passar por toda a cadeia produtiva que acaba por elevar o valor até o preço final, que pode chegar a uma média de R$5,60).
Desde 2016, a Petrobras passou a adotar uma política de preços para a gasolina e o diesel que possui dois pilares: a paridade com o mercado internacional (também conhecido como PPI e que inclui custos como aqueles referentes às taxas portuárias e frete de navios). A nova política prevê, pelo menos uma vez por mês, avaliações para revisões de preços.
Economizar
Existem algumas estratégias boas para reduzir o consumo de combustível. É fundamental abastecer o seu veículo em um posto de confiança para não correr o risco de colocar gasolina adulterada, que acaba por danificar o motor (o que gera custos ainda maiores).
Outra dica fundamental é seguir com a manutenção do carro em dia, sobretudo no que se refere ao cabo de vela, alinhamento e balanceamento. Tente manter a velocidade do veículo constante, sem picos de aceleração ou freadas bruscas (ações que aumentam o consumo de combustível).
Quando estiver dirigindo, respeite a troca de marchas (para manter a compatibilidade entre o giro do motor e a marcha escolhida), selecione melhor os momentos de deixar o ar-condicionado ligado, não acelerar o carro quando ele está desengatado (já que isso também pode desgastar as peças e diminuir a vida útil do veículo) e evitar levar muito peso no carro (acima de 10 quilos).
Também é recomendável verificar com regularidade as condições dos pneus, já que, quando murchos, eles impactam diretamente o rendimento do veículo, o que acaba por consumir mais combustível.
Por fim, fique atento quando o carro parar perante o farol e evite acelerar desnecessariamente, pois isso esvazia o tanque mais rapidamente. O melhor é desacelerar o veículo paulatinamente antes de frear por completo. Se o carro está engrenado, mas sem acelerar, a injeção eletrônica envia menos combustível para o motor.
Grupo de trabalho vai propor melhorias no serviço de segurança privada
O objetivo contribuir do GT é propor medidas que melhorem a prestação desse serviço
Curso fortalece papel dos cartórios no combate ao crime financeiro
O Provimento n. 88 entrou em vigor em fevereiro de 2020: operações e levantarem suspeitas de lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo sejamcomunicadas ao COAF
CNJ realiza inspeções em corregedorias de tribunais de Justiça em abril
As inspeções fazem parte das atribuições da Corregedoria Nacional e ocorrem de forma continuada
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook