Biblioteca José Pontes Pinto é reinaugurada efetivamente e está de portas abertas para a comunidade
A Biblioteca Pública Estadual Dr. José Pontes Pinto está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural de Rondônia (Funcer), reinaugurou a Biblioteca Pública Estadual Dr. José Pontes Pinto, localizada na Avenida Farquar com Pinheiro Machado, no Centro de Porto Velho. A nova estrutura traz um espaço disponível para a população, climatizado, com salão de leitura, área de informática, sala de estudos coletivos e individuais disponibilização de internet Wi-fi, banheiros femininos e masculinos com acessibilidade. O evento aconteceu na manhã de terça-feira (3), com a presença do superintendente Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Jobson Bandeira.
“Primeiramente, a gente tem que agradecer à Deus por mais essa missão, e em segundo ao governador Marcos Rocha. Na Funcer, a Simone é a presidente e foi passada essa função a ela, para que pudéssemos fazer o que estava parado acontecesse. Então tivemos a informação de que a biblioteca Dr. José Pontes Pinto, teria sido reinaugurada, e viemos conhecer o espaço, mas quando chegamos aqui não tinha nada. Então passei a função para Simone para a abertura dos processos, para que a gente pudéssemos ter um espaço onde a população possa vir, pois, da forma que estava não tinha condições de fazer. A equipe competente que a Simone escolheu e com nosso aval para que isso acontecesse graças a Deus hoje estamos aqui para entregar “efetivamente”, esse local”, enfatizou Jobson Bandeira.
“A biblioteca estava fechada desde 2008, e nós como responsáveis pela administração desses espaços, vimos realmente a necessidade de abrir ao público e neste momento de pandemia é considerado cauteloso, mas também é muito importante. Mesmo antes de portas fechadas, todo dia tinha alguém querendo saber se já pode entrar e acessar. É indiscutível a importância da leitura, principalmente para os alunos e nós temos várias escolas aqui ao redor, que vão fazer uso da biblioteca, além de universidades que procuram a gente para poder ter acesso ao acervo que temos”, disse a presidente da Fundação Cultural do Estado de Rondônia, Simone Bittencurt.
Simone Bittencurt enfatizou também o apoio recebido para a concretização da reabertura do espaço. “É um avanço muito grande do Governo, com a reabertura da biblioteca e principalmente para população. Quero agradecer a Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), por ter doado os materiais, os móveis, cadeiras, e era o que estávamos precisando por conta das questões licitatórias, a empresa não entregou o restante do material então se fosse esperar iriamos abrir só ano que vem, então é um conjunto, Funcer, Sejucel, Jucer, Governo do Estado de Rondônia principalmente por estar nos dando a oportunidade de fazer a reabertura do espaço”, esclareceu a presidente.
Espaço amplo e climatizado é oferecido à classe estudantil
Por conta da pandemia do coronavírus, a biblioteca atenderá 50% da capacidade, que soma um total de 30 pessoas por vez em seu interior, observando-se o uso obrigatório de máscara, além do distanciamento social e a disponibilização de álcool em gel.
“Apesar dessa questão do isolamento social nós trabalhamos assiduamente. A biblioteca é um serviço essencial e a “Pontes Pinto” tem um acervo, espaço de leitura, sala de estudo e principalmente nesse momento de pandemia oferece a internet que é a inclusão que muitos alunos precisam para desenvolver as atividades, tanto quanto professores”, enfatizou a diretora da biblioteca, Julia Cristina Meinhardt.
Para a professora Nazaré Silva, que faz parte da Sociedade Amigos da Biblioteca e trabalha desde 1976 na biblioteca a obra é uma benção de Deus.
“Esse prédio foi sempre muito desejado por muita gente, e a nossa briga foi muito grande para manter o prédio, e pela primeira vez temos um local recuperado para a biblioteca, pois, até então, ele foi sempre adaptado. Antes funcionou aqui o Centro Demonstrativo de Material Pedagógico da Secretaria de Educação e Cultura que na década de 70 era Secretaria de Educação e Cultura quando ela foi criada, então é uma benção porque estamos tendo um prédio digno, maravilhoso e aberto à comunidade”, finalizou a professora.
Localizada na avenida Farquar com Pinheiro Machado, a Biblioteca Pública Estadual Dr. José Pontes Pinto está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
STF confirma decisão que liberou especial de Natal do Porta dos Fundos
Segunda Turma entendeu que se trata de liberdade de expressão
CNJ defere liminar em pedido de providência da OAB-RO para garantir atendimento virtual por desembargador do TJRO
A decisão determina ainda que poderão ser adotados para o contato, o modelo divulgado pelo TJRO ou a plataforma disponibilizada gratuitamente pelo CNJ
Justiça do Trabalho da 14ª Região normatiza Selo Histórico em processos relevantes
O ato contribui na formação mais realista da identidade da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre, sendo um marco na preservação da memória institucional.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook