Blog do Confúcio - Injustiças ambientais
"É uma sacanagem internacionalizada. Vamos fazer nossos arranjos por aqui mesmo. Dá melhor resultado".
Eu fico olhando como é bonito falar em desenvolvimento sustentável. Dá para encher a boca: – SUSTENTÁVEL! Nestes encontros internacionais sobre política climática e desmatamento, sequestro de carbono e tudo mais, é bem bacana. Gente pra burro. Gente por dentro dos auditórios, gente andando por fora, gente querendo ouvir e não ouve. Gente batendo cabeça para, pelo menos ler alguma coisa do que está sendo dito.
Bem melhor é ler e ouvir tudo nos jornais e telejornais. Muito bonito! Na prática, enchem a boca para falar de Amazônia. Tudo papo furado! Só sabem acusar governos da América Latina e lá fora, queimam carvão, queimam diesel, gasolina e todo tipo de poluente. As chaminés cobrem céus com nuvens tóxicas. E são países ricos. Os ricos poluem muito. Os ricos dão de dedo na Amazônia. E enchem a boca para falarem de Amazônia. Na realidade, são uns trapaceiros.
Por ironia do destino, cadê o dinheiro dos fundos verdes, controlados por bancos, que não chegam a lugar nenhum, para combater a pobreza de índios, extrativistas e ribeirinhos, que eles falam tão bem. E na realidade, maioria esmagadora, vive na pobreza absoluta. E preserva rios e florestas.
Cadê o dinheiro de fundos verdes? Ou mesmo dos poluidores brasileiros, financiados por bancos oficiais, para Guajará-Mirim, Costa Marques, Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Cujubim, Porto Velho. Nada! Absolutamente nada. O discurso por enquanto é curto e grosso. Quem preserva é pobre. Quem polui e já desmatou é rico. Que negócio é este? Um bando de mentiroso discursando mundo afora, só para encher linguiça. E meter em nossas cabeças, complexos de inferioridade.
Eu não acredito neles, pelo menos nos próximos 500 anos. O dinheiro destes fundos ficarão financiando consultorias pra eles mesmos. Ou aplicados no mercado financeiro, que dará melhor retorno. O dinheiro deles têm uma borracha amarrada nos seus pacotes, acena e quando você pensa que é verdade, o dinheiro é puxado de volta.
É uma sacanagem internacionalizada. Vamos fazer nossos arranjos por aqui mesmo. Dá melhor resultado.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
as reserva ambientais são área protegida para futura invasão com o apoio da conivencia e omissão fundamentado na pobreza para que grande empresário posteriomente fique dono da area .
Falando de meio ambiente e natureza, ecossistemas, Biomas, Nichos, todos formam um só sistema, não vamos confiar em dinheiro alheio, existe um dizer que diz, nada pode deter o capitalismo e a sua prática, mas isto e realizável com sustentabilidade, seriedade, responsabilidade, planejamento, já estamos em um tempo em que não podemos mais desmatar, chega de extinguir varias vidas ainda desconhecida da ciência, então construir floresta e o necessário para isto. Reflorestamento, conservação dos parques naturais, deixar os índios em sua origem, que são as reservas extrativistas, para isto exige vários fatores para dar certo, A agricultura e a pecuária tem que fazer manejos e consórcios para aderirem a nova realidade econômica. Enfim nos temos que fazer o nosso progresso, outros não farão por nos,
Finalmente os governos começaram a acordar! finalmente estão vendo que o povo precisa trabalhar! os pobres que preservam tem familias para sustentar! e que a dita preservação não vai agregar nada ao nosso povo.
Acho triste o país viver das commodities e do chamado agronegocio sem agregar manufaturas na materia prima, poucos sabem mas tem boi que sai em pé pelo porto de Belém e é industrializado dentro de navios. A soja volta já industrializada em diversos produtos por preços astronômicos, deixa isso para paises pobres como india e africa, Isso gera poucos empregos e acaba como nossas florestas. Quer viver da exploraçao da madeira, por exemplo, planta para depois colher, não desmatar primeiro e fingir que replanta com projetos fantasiosos de manejo, esse é o maior crime acobertados por nossos governos corruptos. Quer plantar soja ou criar gado, aluga ou compra áreas já desmatadas que tem muitas em Rondônia, quem for pego derrubando floresta deveria ser executado no local.
Que pena Dr. Confúncio, aprendeu pouco com o tempo! É muito cômodo culpar os outros pela miséria dos índios, extrativistas e ribeirinhos! Se estão na miséria quem falhou foram nossas políticas públicas concentradas e excludentes. O novo ambientalismo, que infelizmente nem o Sr. nem o seu governo compreenderam, não tem nada de romântico nem de contemplativo, é puro negócio! Ecobussines! Ambiente saudável é ativo de mercado! A floresta em pé, que o Sr. nunca teve a preocupação de manter, é oportunidade para o TURISMO e gera milhões de dólares e empregos, gera a madeira de forma renovável pelo manejo para manter a industria madeireira ativa e empregando, gera os compostos químicos para a industrias farmacêutica, nutricêutica e a química fina. Mantém a água que alimenta o povo, as plantas, os peixes, o pescado de açude, os animais e as usinas que produzem energia, produz a semente, o cipó, a flor, o galho, as raízes, as folhas que mantêm a estrutura e ressaltam a função no ciclo hidrológico e na mitigação do carbono! Tudo isso é dinheiro na mão de quem sabe valorizar e atrair o capital disposto a investir na sustentabilidade. Mas para isso, Governador, é preciso ter gente capacitada, ter visão de futuro, inteligencia estratégica, ingredientes que faltaram ao seu governo desde o primeiro dia! Como sempre disse o nosso amigo comum Jerônimo Santana, é o ´´governo da mão para a boca´´! Sem ousadia, insistindo na mesmice de sempre, que, como os outros, muito cedo será esquecido!
Bonita retórica excelência, no entanto, como fazer a nossa parte diante de um órgão inoperante como a SEDAM, que só existe para arrecadar taxas de licenciamento. Qual o efeito trabalho realizado pela SEDAM nos parques e reservas estaduais sem que venha verba do exterior ??? Qual a justificativa do abandono da RESEX JACÍ- PARANÁ, invadida por grileiros incentivados por deputados estaduais, dos quais nunca o estado fez qualquer comentário ou promoveu qualquer atitude evitando sua antropização ????
Parabéns nosso Governador, mais uma vez demonstra competência, serenidade e compromisso para com o Estado de Rondônia. A verdade é essa mesmo, nua e crua, mas não poderemos baixar a guarda para esse tipo de iniciativa, que venha ditar normas aqui. Uma grande maioria desse pessoal que defendem essas iniciativas, principalmente aqui na Amazônia, vivem de consultoria e tudo mais, mas na prática, a coisa é diferente.
vamos se preocupar com aquilo que podemos fazer: que tal uma vara especial para julgar os processo das usinas do madeira, que tal acelerar os julgamento, que tal criar o murro de contenção ao longo do rio madeira, que tal promover a geração de emprego e renda que a usina programou em seus relatório, e quanto ao efeito estufa oriundo não do gas carbono mais do metano liberado pelas arvore que deixarm de ser retirado dos lagos, e quanto ao lençois freatico que contaminou toda JACY PARANÁ. ONDE ESTÁ O GOVERNADOR E SUA PROCURADORIA QUE NÃO FEZ NADA . SERIA CRIME DE OMISSÃO.
Essa verdade do presente texto mostra como ainda está globalizada a ética EGOcêntrica velando o aparecimento de uma ética ECOcêntrica que exige um sentir, pensar e agir como um Ecologista Social, essencial para a promoção do equilibrio dinâmico na totalidade da rede que constitui o planeta.
PARABENS SENHOR Dr. GOVERNADOR CONFUCIO MOURA, VAMOS FAZER A 319 A TRANSAMAZONICA E FAZER OS NOSSOS ARRANJOS POR AQUI E OS DE GRAVATA QUE NAO MORAM NA REGIAO QUE VA PLANTAR FAVAS.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook