Brasileirão: quem são os jogadores que atuam desde a primeira edição dos pontos corridos?

Mas, afinal de contas, você sabe quem são os jogadores que atuam desde aquela primeira edição do Brasileirão?

Da redação/Foto: Pexels
Publicada em 13 de dezembro de 2023 às 18:07
Brasileirão: quem são os jogadores que atuam desde a primeira edição dos pontos corridos?

O Campeonato Brasileiro dos pontos corridos completou, no ano passado, duas décadas de existência. Em 2003, a principal competição de futebol do país mudou de formato, passando do quadrangular com mata-mata para as características que temos até os dias de hoje. Mas, afinal de contas, você sabe quem são os jogadores que atuam desde aquela primeira edição do Brasileirão?

Pode parecer tempo demais (e de fato é) mas alguns jogadores que continuam na ativa nos dias de hoje estavam presentes, também, naquele Campeonato Brasileiro de 2003. Atletas que viram a principal competição de futebol do Brasil mudar de formato e acompanhar, por duas décadas, o desenvolvimento deste.

Estamos falando de jogadores cujas histórias se misturam com a própria existência do Brasileirão na era dos pontos corridos. Afinal de contas, alguns deles estiveram presentes em simplesmente todas as edições da competição até então, desenvolvendo uma longa história em conjunto com o futebol do Brasil. 

Dito isso, saiba quem são os jogadores que atuam desde a primeira edição do Brasileirão dos pontos corridos:

Diego Souza 

Diego Souza é sem sombra de dúvidas um dos jogadores mais memoráveis da história do Campeonato Brasileiro. E isso não é à toa, afinal de contas, ele está presente e na ativa desde a primeira edição da era dos pontos corridos do Brasil, quando fez a sua estreia enquanto atleta profissional, com a camisa do Fluminense.

Desde 2003, Diego Souza atua no futebol Brasileiro. Ele começou no Fluminense e, depois disso, passou por outros tantos times do Brasil. Até o fim da década de 2000, o atleta já havia passado por clubes como Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Atlético Mineiro - sem contar o Benfica, de Portugal.

O jogador teve sucesso em diversos clubes brasileiros, como o próprio Palmeiras, Atlético Mineiro e Vasco. Além disso, nos anos 2010, chegou a vestir a camisa do Cruzeiro e Sport, retornou ao Tricolor das Laranjeiras e, depois, ainda passou por São Paulo e Botafogo - equipes que fecharam o leque da sua carreira.

As últimas três temporadas em alto nível de Diego Souza foi com a camisa do Grêmio, entre 2020 e 2022. Em 2023, ele foi contratado mais uma vez pelo Sport, mas acabou não jogando por muito tempo. Ao que tudo indica, o jogador não continuará no clube pernambucano e deverá pendurar as chuteiras em 2024.

Filipe Luís 

Outro jogador que continua em atividade e que estava presente no primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos é o lateral Filipe Luís. O jogador, que fez história com o Flamengo mais recentemente, levantando títulos extremamente importantes (como a Libertadores de 2019 e 2022), se profissionalizou justamente em 2003.

Na época, Filipe Luís jogava pelo Figueirense, de Santa Catarina. Ele ficou duas temporadas no clube catarinense e, em seguida, embarcou em uma jornada muito bem sucedida no futebol europeu, a qual começou no Ajax (da Holanda) e Real Madrid Castilla (da Espanha).

Comparado aos outros jogadores dessa lista, Filipe Luís não tem muito tempo no Brasil. Isso porque ele ficou de 2004 à 2019 no futebol europeu. Nesse meio tempo, passou por clubes como Deportivo (da Espanha), Atlético de Madrid (também da Espanha) e Chelsea (da Inglaterra),

Em 2019, ele foi contratado pelo Flamengo. Fez excelentes quatro temporadas com o rubro-negro, mais uma (em 2023) com não tantos jogos assim - sobretudo por conta das lesões. O jogador já anunciou que neste ano irá se aposentar em definitivo dos gramados - e deve começar a ter oportunidades na televisão.

Fábio 

Um dos jogadores mais intermináveis do futebol brasileiro é, também, um dos que continuam na ativa e estavam presentes desde a primeira edição da era dos pontos corridos. Estamos falando de Fábio, um dos maiores (senão o maior) ídolo da história do Cruzeiro - que atua desde a década de 1990.

Fábio começou a sua carreira profissional em 1998. Sendo assim, ele não apenas joga desde a primeira edição do Brasileirão pontos corridos como, também, atuou antes mesmo de ocorrer a transição. Em 2003, quando foi feita a mudança do formato da competição, o jogador estava no Vasco.

Ele ficou lá até 2005, ano em que foi contratado pelo Cruzeiro. Pela Raposa, fez história - foram mais de dez anos com a camisa da equipe mineira e centenas de jogos disputados, muitos deles, obviamente, no Brasileirão. O mais curioso é que, apesar de ser muito bem visto, o jogador nunca deixou o futebol brasileiro.

Sendo assim, Fábio está há mais de duas décadas em atividade no futebol brasileiro. Hoje com 42 anos de idade, o jogador foi contratado no ano passado pelo Fluminense. E engana-se que foi à passeio - visto que fez mais de 120 jogos em dois anos pelo clube, conquistando inclusive uma Libertadores inédita.

Fábio Santos

E para finalizar a lista de jogadores que estão na ativa e atuam desde a primeira edição do Campeonato Brasileiro dos pontos corridos, temos Fábio Santos. O lateral que fez história com o Corinthians começou a sua carreira profissional nos comecinho dos anos 2000, com a camisa do São Paulo.

Fábio Santos permaneceu no Tricolor Paulista até 2006, quando foi emprestado ao Kashima Antlers (Japão), Cruzeiro, Monaco (França) e Santos. Depois disso, o jogador ainda passou pelo Grêmio e, em 2011, chegou em definitivo ao Corinthians - onde acabou construindo uma belíssima história.

Com o Timão, Fábio Santos foi campeão Mundial, da Libertadores e do Brasileiro. Em 2016, foi contratado pelo Atlético Mineiro - e por lá ficou até 2020, quando retornou para o Corinthians. Recentemente, no entanto, o jogador realizou a sua última temporada enquanto jogador profissional.

Contra o Internacional, Fábio Santos jogou sua última partida pelo Corinthians. A despedida surgiu na derrota para o Colorado. Depois de duas décadas, então, o jogador se despediu dos gramados. 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook