Busca por crédito cresce pelo terceiro mês seguido no país
Quitação de dívidas e organização orçamentária se destacam como motivos, mas consciência financeira é evidente
Todo este período sensível da economia tem levado muitos brasileiros a repensarem suas vidas financeiras. Um recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 4 milhões de famílias do país têm, pelo menos, um morador que solicitou empréstimo nos meses de pandemia.
Contudo, outro indicador, o Serasa Experian, divulgou recentemente que a demanda por crédito pelos consumidores brasileiros cresceu 15,6% em julho, em relação a junho. Essa é a terceira alta seguida na comparação com o mês anterior.
O Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito, da Serasa Experian, revela que todas as regiões do Brasil apresentaram recuperação no pedido por empréstimo em julho, seguindo a seguinte ordem: Nordeste (22%), Sudeste (16,2%), Norte (15,9%), Centro-Oeste (11,7%) e Sul (9,6%).
O indicador mostra, ainda, que a busca por empréstimo foi maior entre os brasileiros que ganham até R$ 500 por mês. Neste caso, o aumento, em julho comparado a junho, foi de 18,7%. Já para quem ganha mais de R$ 10 mil, o avanço foi de 14,5%.
Por que os brasileiros procuram por crédito?
A chegada da pandemia levou muitos brasileiros ao desemprego. Segundo dados do IBGE, divulgados no mês de julho, o total dos desempregados teve alta de 26%. Diante dessa instabilidade, a quitação de dívidas e manutenção orçamentária familiar tem levado muitas pessoas a buscar soluções.
De acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os fatores que mais comprometem as finanças dos brasileiros são as dívidas do cartão de crédito (77,6%), os carnês de pagamento (17,5%) e o financiamento de veículos (10,2%). Assim, opções de empréstimo consignado e/ou empréstimo com garantia atraem aqueles que buscam resolver a vida financeira, já que possuem as menores taxas de juros.
Consciência financeira
Obviamente, o momento atual exige uma maior consciência financeira e alguns cálculos para entender o que gastar e onde gastar. Assim, mesmo com a busca de crédito em alta, ao comparar os números atuais com julho de 2019, a demanda do consumidor por crédito apresentou uma queda de 3,9%.
Em um cenário de recorte por região, Centro-Oeste, Nordeste e Sul caíram 13,4%, 8,3% e 7,2%, respectivamente. Já as regiões Norte e Sudeste apresentaram alta, de 1,1% e 0,3%. Isso evidencia que, embora muitos busquem por empréstimo, a instabilidade faz com que as pessoas pensem mais na hora optar por determinadas soluções financeiras.
AMB Rondônia lamenta o falecimento do médico Emílio Romain Romero Pérez
Prestamos a nossa solidariedade aos familiares e amigos neste momento de profunda dor e imensa perda
Nota de esclarecimento sobre suposto furto de máquina usada para pavimentar asfalto em Porto Velho
Após inúmeras tentativas de devolução por meio de documentos, e-mails e ligações, as coordenadorias de Operações e Fiscalização e de Usinas de Asfalto do DER conseguiram reaver a máquina
Fotos e Vídeos: Chuva de granizo causa estragos
40 minutos de tempestade bastou para causar destruição na cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook