Cadeia produtiva do peixe é destacada durante a 8ª edição do 'Dia do Campo em Psicultura' em Theobroma
Depois de dois anos sem a realização devido à pandemia, o “Dia de Campo em Psicultura” contou com a participação de mais de 600 pessoas, que participaram de palestras, debates, encontro entre psicultores, técnicos e estudantes do segmento
Com o objetivo de promover o reencontro da cadeia produtiva, discutir estratégias sobre o pescado nativo e apresentar pesquisas do melhoramento de peixes nativos, aconteceu nesta sexta-feira (19), a 8ª edição do “Dia do Campo em Psicultura”, que foi realizado na Fazenda Agrofish Nova Aurora, no município de Theobroma.
O evento, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia – Acripar e a Agrofish, tem o apoio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – Emater e da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri.
Depois de dois anos sem a realização devido à pandemia, o “Dia de Campo em Psicultura” contou com a participação de mais de 600 pessoas, que participaram de palestras, debates, encontro entre psicultores, técnicos e estudantes do segmento.
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura - Seagri, Janderson Dalazen, acentuou que a psicultura avançou em todo o Estado, graças ao trabalho de todos os produtores que têm atuado em massa nesta cadeia produtiva, levando Rondônia a obter grandes resultados.
O govenador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, esteve presente na 8ª edição do “Dia do Campo em Psicultura” e destacou o fortalecimento da cadeia produtiva do peixe, citando que o Estado é o maior produtor de peixes nativos em cativeiro da região Norte e do Brasil.
O prefeito do município de Theobroma, Gilliardi Gomes, disse que a agricultura familiar começa ainda na base, com a educação infantil. "Estamos em busca de mais conhecimento sobre a psicultura, para gerar emprego e renda em nosso município".
ASSINATURA
Durante o evento, houve o ato de assinatura da Lei n° 5.212 que altera, acresce e revoga dispositivos da Lei n° 5 280, que dispõe sobre a Política Estadual de Sustentabilidade da Agricultura. A pedido do setor produtivo, a Lei sofreu uma alteração e vai passar a conter alguns pontos, como mais clareza nas definições técnicas; ampliar para até 10 hectares de lâmina d'água o licenciamento ambiental simplificado e garante a isenção de taxas de licenciamento para agricultores familiares.
No ato da assinatura, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, declarou que foram criadas várias demandas positivas. "O Tambaqui, passou a ser conhecido em outros Estados do Brasil, e até mesmo em outros lugares do mundo. Vamos crescer mais na exportação, temos tudo para ser primeiro lugar em criação de peixes nativos.
PSICULTURA DO ESTADO
Rondônia é o 3º maior produtor de peixes em geral, no Brasil. De acordo com o anuário da Associação Brasileira da Psicultura (Peixe BR 2020), a produção de peixes nativos em cativeiro em Rondônia foi de 68.800 toneladas em 2019 e de 59.600 toneladas em 2021.
TAMBAQUI
A produção de Tambaqui representa 90% da produção do Estado de Rondônia. O Tambaqui ocupa a 3ª posição nas exportações de pescado do Brasil. Nos últimos três anos, Rondônia exportou cerca de 193.900 toneladas do peixe.
PROJETO PRIDE
O Governo de Rondônia recebeu o projeto israelense “Pride”, que significa orgulho. O projeto visa fortalecer as ações de aquicultura, por meio da criação de Tambaqui em propriedades rurais.
O investimento do empreendimento é de U$ 80 milhões e com a implantação do “Projeto Pride”, a projeção é que sejam gerados cinco mil postos de trabalho.
FAZENDA AGROFISH NOVA AURORA
A Fazenda Agrofish Nova Aurora é localizada em Theobroma, é considerado 2° maior empreendimento de psicultura do Estado. A alta tecnologia permite que a produção seja feita com mais qualidade. Por ano, são produzidos mais de 2.500 toneladas e são distribuídos para outros Estados.
Saiba que são os candidatos ao Senado de Rondônia
Oito candidatos disputam uma vaga no estado
Cresce número de pessoas com mais de 70 anos aptas a votar Fonte: Agência Câmara de Notícias
TSE fez campanha de incentivo ao voto do idoso, em parceria com o TRE do Pará
Senadores comemoram decisão do STF para indenizar profissional de saúde vítima de covid
A norma também prevê indenização a dependentes, em caso de morte do profissional
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook