Calendário Escolar 2021 da Rede Estadual de Ensino inicia de forma remota no dia 22 de fevereiro
Para o início das aulas presenciais, a Seduc estuda, juntamente com órgãos de acompanhamento da pandemia e os municípios a possibilidade de um retorno de forma escalonada
O ano letivo 2021 inicia no dia 22 de fevereiro com aulas remotas
O Calendário Escolar da Rede Estadual de Ensino, inicia no próximo dia 22 de fevereiro de 2021 de forma remota. As atividades presenciais nas unidades educacionais do Estado continuam suspensas conforme Decreto nº 25.784, de 1º de fevereiro de 2021, publicado pelo Governo do Estado de Rondônia para garantir a segurança e a saúde dos estudantes e da população em geral.
Devido o avanço da Covid-19 a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) trabalhou com aulas remotas e conteúdos impressos para atender a comunidade estudantil. No ano passado, os profissionais da educação receberam capacitação, por meio de treinamentos para utilização das plataformas de aprendizagem on-line. Para o retorno do Calendário Escolar 2021, o secretário da Educação, Suamy Vivecananda destacou que desde de 2020 o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, por meio da equipe de Governo, vem realizando estudos e planejamentos junto aos órgãos de controle e acompanhamento da pandemia do novo coronavírus, para o retorno das aulas de forma segura.
“Neste primeiro momento está sendo realizado pela Seduc o acolhimento e formação aos profissionais da educação da Rede Estadual de Ensino para auxiliar no desenvolvimento de ações e integração de toda a comunidade escolar. Somando-se a isto, o Estado está preparado para atender os estudantes no retorno remoto”, disse o secretário.
AULAS PRESENCIAIS
Para o início das aulas presenciais, a Seduc estuda, juntamente com órgãos de acompanhamento da pandemia e os municípios, a possibilidade de um retorno de forma escalonada. O secretário da Educação destacou que o possível retorno presencial respeitará os requisitos embasados nos protocolos sanitários de saúde, incluídos no plano de retorno às aulas presenciais destinados às unidades de ensino e disponíveis aos municípios.
“É provável que o retorno dos 3º anos do ensino médio se anteceda aos 9º anos do ensino fundamental. Conforme o avanço da vacina contra a Covid-19 for efetivada vamos ampliando o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede estadual, além disso, aqueles estudantes que os pais ou responsáveis não se sentirem seguros para enviar seus filhos às escolas, poderão declarar em documento para as unidades educacionais que os filhos não retornarão presencialmente, optando pelo ensino remoto”, pontuou Vivecananda.
A Secretaria aguarda a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que foram adquiridos por meio de processo licitatório realizado pela Superintendência Estadual de Licitações (Supel). “Todas as ações necessárias a serem tomadas já estão sendo estudadas, para garantir maior segurança aos estudantes no possível retorno presencial”, destacou.
Em relação ao transporte escolar, a Secretaria em parceria com os municípios estuda a viabilidade de atendimento aos estudantes quanto a possibilidade de um retorno unificado de acordo com as fases de cada município, respeitando o distanciamento e a capacidade de carga conforme instruções do Protocolo de Transporte Escolar.
Quanto as escalas para o retorno, as unidades escolares da Rede Estadual, deverão deliberar a distribuição e escalonamento dos seus alunos com base nas orientações do plano de retorno às aulas presenciais, utilizando como apoio para tomada de decisão, visando o retorno gradual das atividades com manutenção de um ambiente seguro e saudável para estudantes, professores, técnicos e a comunidade.
EM RONDÔNIA, ATÉ 26 POR CENTO SÃO PAGOS DE ICMS NO LITRO DOS COMBUSTÍVEIS NOS POSTOS, AFORA OS TRIBUTOS FEDERAIS
Há, ainda, afora a questão do mercado internacional, uma gama de tributos federais, que acabam jogando o preço final nas alturas, em alguns casos mais que o dobro do que ele custa ao sair das distribuidoras
Covid-19: Rondônia com 130.753 casos e 2.341 mortes; Porto Velho registrou 8 mortes nas últimas 24h
Hoje (6) foram registrados 15 óbitos por Covid-19 em Rondônia, oito deles foram em Porto Velho
Porto Velho Shopping reabre após novo decreto
Reabertura segue todas as normas de segurança sanitária exigidas pelas autoridades
Comentários
Se os professores do Estado de Rondônia fossem depender da Seduc, de suas capacitações capangas e seus cursos horríveis da nova BNCC, o ano letivo não teria acontecido e somente aconteceu graças ao empenho de professores e alguns diretores de escolas, porque seduc e sintero tiveram ausentes. Você está em dúvida leitor? Procure professores e pergunte se isso é verdade ou não. Em 2020 a SEDUC atrapalhou bastante o processo de ensino remoto.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook