Camarão congelado, sal e farinha são analisados no Laboratório de Pré-Medidos do Ipem Rondônia
Ação visa conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estão seguindo as especificações contidas nas embalagens
Perícias foram realizadas no período de 28 de março a 1º de abril em produtos comercializados em supermercados
O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem-RO) realizou uma semana de perícias no período de 28 de março a 1º de abril em produtos comercializados em prateleiras de supermercados do Estado. Na avaliação do Laboratório de Pré-Medidos do Ipem-RO, foram avaliados 13 itens e três foram reprovados, dentre eles: sal marinho, farinha de mandioca e camarão descascado cozido por não seguirem as normas do Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro).
A ação tem a finalidade de conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estão seguindo as especificações contidas nas embalagens.
O sal marinho foi reprovado nos critérios individual e na média levando em consideração a norma da Portaria Inmetro 186/2021. A farinha de mandioca não atingiu os índices nos critérios individual e na média de acordo com a Portaria Inmetro 248/2008. Já o camarão descascado cozido foi vetado pela forma de armazenagem do produto conforme a Portaria Inmetro 248/2008.
“No sal marinho chegou a ser encontrado uma ausência de 27,73 gramas de produto dentro da embalagem. Na farinha de mandioca ficou constatada a falta de 40 gramas de um dos itens além de ter sido reprovado 15 dos 20 produtos. Já o camarão foi vetado por conta da forma de armazenamento, pois o mesmo perdeu massa após a desidratação do produto”, pontuou o metrologista do Ipem, Jean Ferreira.
Além dos três produtos reprovados foram avaliados, os seguintes itens: leite em pó, bebida láctea, costela de tambaqui com ventrecha congelada, costela de tambaqui com pele, filé de tilápia, chocolate alpino, filé de salmão, chocolate ao leite e goma de mascar.
“O Ipem está fazendo seu papel junto à sociedade rondoniense no sentido de coibir à venda de produtos que não estejam de acordo com as normas do Inmetro para que o consumidor tenha segurança no ato de suas compras nos estabelecimentos comerciais”, frisou o presidente do Ipem, Theodoro Rahal.
As empresas foram notificadas e terão dez dias para apresentar defesas junto ao jurídico do Ipem, em virtude da constatação de irregularidade nos produtos.
O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em supermercados, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.
Diretoria da Subseção de Vilhena é empossada
O Conselheiro Federal Elton Assis participou da solenidade e destacou a importância da advocacia vilhenense para todo o estado de Rondônia
Normas para gestão de precatórios serão atualizadas
A administração dos precatórios é feita por meio das determinações da Resolução CNJ n. 303/2019 e o objetivo do GT é adequar o ato normativo às Emendas Constitucionais 113 e 114 aprovadas pelo Congresso Nacional no ano passado
Inscrições para formação em depoimento especial terminam nesta quarta (6/4)
O público-alvo são pessoas que atuam nas Varas da Infância e Juventude ou correlatas e que realizam entrevista forense com criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook