Campanha de Multivacinação inicia dia 3 de outubro em Porto Velho
Todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacina estarão disponíveis para menores de 15 anos
Um dos objetivos da campanha é diminuir o risco de reintrodução de doenças já erradicadas
A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade acontece de 3 a 16 de outubro em Porto Velho. Todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis nas unidades de saúde da zona urbana e rural. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é ampliar os índices da cobertura vacinal.
A ação é orientada pelo Ministério da Saúde (MS) com foco em diminuir o risco de reintrodução de doenças já erradicadas com a vacina, além de aumentar a cobertura vacinal e atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes de todo o país.
Em Porto Velho, a busca ativa pela atualização do esquema vacinal da população é uma ação rotineira da Semusa para vacinar o maior número de pessoas, uma vez que a imunização é a forma mais efetiva de prevenção de doenças.
Segundo a enfermeira da Divisão de Imunização da Semusa, Marina Martellet, a Campanha Nacional de Multivacinação foi pensada como uma forma de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas.
“Tendo em vista a baixa cobertura vacinal das crianças e adolescentes, e também de toda população, é muito importante promover e intensificar o acesso aos serviços de imunização. Além disso, a ação é uma estratégia de atingir nossa meta de recuperar, novamente, a confiança das pessoas na vacinação e aumentar nossa cobertura vacinal”, afirma a enfermeira.
Para se vacinar é preciso ir a uma unidade de saúde com cartão do SUS e cartão de vacina
As unidades de saúde funcionam das 8h às 18h, com exceção da Vila Princesa e Santo Antônio, que têm atendimento de 8h às 12h. Confira neste link os endereços e verifique a unidade mais próxima de sua residência.
Quem desejar receber o imunizante deverá comparecer às unidades de saúde com o cartão do SUS e o cartão de vacina. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal com documentos de identificação em mãos.
DIA D
O Dia D de vacinação acontece dia 7 de outubro para imunizar toda a população de Porto Velho, desde as crianças até os idosos. A imunização será realizada em todas unidades de saúde da rede municipal, da zona urbana e rural, além dos distritos. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.
VACINAÇÃO DE FRONTEIRA
Entre os dias 2 e 12 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), vai realizar a campanha “Vacinação Não Tem Fronteira”, nos distritos da Ponta do Abunã. O objetivo é reforçar a proteção contra possíveis doenças nas localidades daquela região, porta de entrada para a capital do Estado.
UNINASSAU e Abrigo Vira Lata Vira Amor se unem em prol dos animais
Campanha solidária tem o objetivo de arrecadar recursos para tratamento de cachorros e gatos abandonados
Seis dicas para manter a saúde após os 60 anos
No Dia Nacional do Idoso (1/10), especialista destaca cuidados físicos, psicológicos, emocionais e familiares, para garantir qualidade de vida no processo de envelhecimento
Demência afeta 10% dos idosos no Brasil; casa de repouso é a melhor opção? Especialista alerta
Apesar de sempre associada à perda de memória, a demência sempre vem acompanhada de outros sintomas, que costumam progredir para transtornos mentais, como depressão e ansiedade; psiquiatra da SIG, comenta
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook