Campanha Maio Verde reforça a conscientização para a prevenção ao glaucoma
Os procedimentos cirúrgicos para o controle da doença são realizados no Hospital de Base, especializado em atendimentos em média e alta complexidade
Os procedimentos cirúrgicos para o controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
A Campanha Maio Verde foi instituída para reforçar a prevenção ao glaucoma (Doença que acomete os olhos e é provocada pela elevação da pressão ocular), com isso, o governo de Rondônia destaca sobre a importância dos cuidados que devem ser mantidos, bem como quanto ao diagnóstico precoce, com o objetivo de diminuir os índices de cegueira irreversível. Segundo o Ministério da Saúde (MS), o glaucoma é uma doença silenciosa e é possível que se desenvolva durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) evidencia a relevância do acompanhamento de rotina com o médico especializado. Segundo o oftalmologista Marcelo Barreto, “a detecção precoce, o início imediato do tratamento, o monitoramento contínuo e a educação do paciente são componentes essenciais para preservar a visão e a qualidade de vida. Diante disso, é vital que a população tenha uma rotina com o profissional especializado.”
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, afirmou acerca do valor da campanha. “O Maio Verde nos ajuda a impulsionar as ações voltadas à saúde ocular. Não se deve esperar sentir algum sintoma para buscar atendimento, a prevenção com exames de rotina junto ao oftalmologista é a chave”, pontuou
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO?
O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que deseja atendimento, deve primeiramente se direcionar a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo regulado e encaminhado para a Policlínica Oswaldo Cruz (POC), onde realizará consultas, exames, diagnóstico e acompanhamento.
A POC oferta serviços em oftalmologia para a população
Os procedimentos cirúrgicos para o controle da doença são realizados no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, especializado em atendimentos de média e alta complexidade de cirurgias oftalmológicas. A unidade conta com um departamento que oferta os serviços de oftalmologia geral, adulto e pediátrico; retina; glaucoma; estrabismo; plástica ocular reparadora; pterígio e córnea.
O Hospital de Base possui um serviço de urgência e emergência oftalmológica que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo toda a demanda do estado. Para ser atendido, o paciente deve ser encaminhado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou por meio do Pronto Socorro João Paulo II, via Central Estadual de Regulação.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou sobre a importância dos serviços 24 horas para a população. “O governo de Rondônia possui profissionais qualificados e empenhados em oferecer um atendimento de qualidade mediante a prevenção, contribuindo para a diminuição de índices de cegueira, o que é foco da nossa gestão”.
Saiba onde a feira de artesanato estará nesta semana em Porto Velho
Exposição conta com mais de 180 empreendedoras cadastradas
Novo Sistema de Licenciamento Unificado já está funcionando
Sistema tem por finalidade agilizar todo o processo de licenciamento
Abertas inscrições para exercícios físicos para idosos na Vila Olímpica Chiquilito Erse
As aulas gratuitas acontecem duas vezes por semana
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook