Candidato a federal escolhido em convenção, mas excluído pela direção do partido, pede registro ao TRE e busca e apreensão na sede do PV na capital

O caso pode resultar, inclusive, em busca e apreensão na sede do PV em Porto Velho.

TRE - RO
Publicada em 17 de agosto de 2018 às 14:03
Candidato a federal escolhido em convenção,  mas excluído pela direção do partido,  pede registro ao TRE e busca e apreensão na sede do PV na capital

Porto Velho, Rondônia - Uma suposta manobra de última hora, nos bastidores e na calada da noite, feita pela direção estadual do Partido Verde em Rondônia foi denunciada à Justiça Eleitoral pela defesa de Gilmar da Silva Ribeiro, mais conhecido como Irmão Ribeiro, escolhido como candidato a deputado federal  em convenção realizada no último dia 5, na Assembleia Legislativa do Estado. O caso pode resultar, inclusive, em busca e apreensão na sede do PV em Porto Velho.

Na Justiça Eleitoral, Irmão Ribeiro argumenta estar em dia com suas obrigações eleitorais, não respondendo a nenhum inquérito ou processo judicial e colocou seu nome à disposição do partido, que o aclamou como candidato a deputado federal em convenção partidária para escolha de candidatos, sendo fato notório, publicado em redes sociais e diversos sites da cidade, havendo inclusive fotos dos candidatos escolhidos pelo partido e gravação sua discursando como candidato a federal.

Porém, passados alguns dias da convenção, Irmão Ribeiro soube que o que foi decidido pelo diretório na convenção não possuiria validade e que o presidente do PV, de forma unilateral, cortou candidatos e negociou o partido com outras legendas, de forma diferente do que foi votado em convenção, “supostamente com objetivo próprio e obscuro, sem preocupar-se com as consequências e os danos irreparáveis ou de difícil reparação, causados aos candidatos escolhidos por aclamação “.

Irmão  Ribeiro informou à Justiça Eleitoral que tentou uma conversa amigável com o presidente do PV, Aires Mota de Almeida, não conseguindo resultado. Ele então tentou protocolar um requerimento para melhores esclarecimentos , porém foi negado o recebimento. Aires Mota, segundo Irmão Ribeiro, se recusou a receber o documento, “descumprindo a legislação vigente”.

BUSCA E APREENSÃO

À Justiça Eleitoral foi informado que Irmão Ribeiro procurou o PV para buscar sua pasta com os documentos, mas lhe foi negada, recebendo a informação de que o próprio presidente da agremiação partidária deu ordens expressas para que os documentos não fossem entregues. Irmão Ribeiro afirma, em pedido de busca e apreensão protocolado no Tribunal regional Eleitoral de Rondônia, que esta é uma forma do presidente Aires Mota de Almeida de lhe prejudicar na sua tentativa de obter o registro de candidatura, tendo em vista o curto prazo para registro em caso de falhas ou arbitrariedades cometidas por partidos que não queiram indicar as pessoas legitimamente escolhidas em convenção partidária.

Irmão Ribeiro requereu ao TRE o direito de formular o registro de sua candidatura a deputado federal e a realização, pela Polícia Federal, de busca e apreensão na sede do Partido Verde para recuperar os documentos essenciais ao registro de candidatura, “que, de forma ilegal e arbitrária, não foram entregues, mesmo após solicitação amigável”.

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook