Capacitação aborda georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, em Rondônia
Com o georreferenciamento, é possível identificar as características e a localização de cada propriedade, o que facilita o processo de regularização fundiária
Com o georreferenciamento, é possível identificar as características de cada propriedade
A capacitação dos servidores em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos teve seu encerramento na sexta-feira (9), após três dias de intensas atividades. O evento, que ocorreu no auditório da Escola de Governo, do Governo do Estado de Rondônia, contou com a participação de 27 servidores da Coordenadoria de Georreferenciamento, da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat).
O titular da Sepat, David Inácio destacou a importância do georreferenciamento no processo de regularização de imóveis rurais e urbanos e frisou que a técnica consiste na utilização de sistemas de posicionamento global (GPS) para determinar as coordenadas geográficas de um determinado terreno, sendo fundamental para garantir a precisão e a confiabilidade das informações relacionadas aos imóveis, ressaltando a importância do trabalho a ser realizado pelos profissionais.
PLANEJAMENTO
Com o georreferenciamento, é possível identificar as características e a localização de cada propriedade, o que facilita o processo de regularização fundiária. “Além disso, essa técnica contribui para a gestão territorial, permitindo uma melhor organização e planejamento das áreas urbanas e rurais” afirmou.
A coordenadora de Georreferenciamento da Sepat, Ângela Ferreira da Silva disse que durante a oficina, foram abordados estudos de casos relevantes para a prática do georreferenciamento. Entre eles, destacaram-se o georreferenciamento das unidades de conservação Floresta Estadual de Rendimento Sustentado Cedro; Reserva Extrativista Castanheira; e Reserva Estadual Extrativista Aquariquara. Além do georreferenciamento rural do Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na Cooperativa dos Fruticultores de Vilhena (Cooperfrutos) e na Associação dos Pequenos Produtores Rurais Nova Vida (Apronvida). Também foram tratados assuntos relacionados ao georreferenciamento urbano no município de Cacaulândia.
Ângela Ferreira ressaltou que a capacitação dos servidores da Sepat em georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos representa um grande avanço para o Estado, uma vez que possibilita uma atuação mais eficiente na regularização fundiária, garantindo o direito à propriedade e promovendo o desenvolvimento sustentável das áreas envolvidas.
Atem adere à campanha Fevereiro Roxo e Laranja
Ação do programa Atem Vida e Saúde reuniu especialistas para tirar dúvidas sobre Leucemia, Alzheimer, Lupus e Fibromialgia
Justiça proíbe uso do termo erro médico em processos por denotar pré-julgamento
A equivocada conceituação usada até os dias de hoje deve ser substituída por “serviços em saúde” – uma designação mais neutra e imparcial
UNINASSAU realiza evento com renomado profissional de Odontologia
Palestra conta com a presença de Mário Sérgio Giorgi, mestre em ciências da saúde e especialista em Homeopatia
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook