Capacitação reforça ações e estratégias de equipes para o programa 'Crescendo Bem'
Para complementar o programa federal o governo criou em Rondônia o Criança Feliz que em 2021 que se transformou em "Crescendo Bem"
A capacitação das equipes começou na segunda-feira e se estende até esta sexta-feira em Porto Velho
Supervisores e visitadores do Programa “Crescendo Bem” dos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Porto Velho encerram nesta sexta-feira (27), participação no curso de capacitação iniciado na segunda-feira (23), pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social – Seas. O evento, que tem por objetivo promover o alinhamento das diretrizes e estratégias entre as equipes que executam o programa, acontece na Casa dos Conselhos, no bairro Nossa Senhora das Graças, na Capital.
CRESCENDO BEM
O programa foi instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto n° 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto Federal n° 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter Intersetorial. O objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Com base no PCF, mães, pais e cuidadores recebem acompanhamento com a proposta de estimular o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo de crianças com idade de até 6 anos.
Para complementar o “Crescendo Bem” em Rondônia, o Governo Estadual criou em 2019, o Criança Feliz +, pela Lei nº 4.700, de 12 de dezembro, regulamentado pelo Decreto n° 24.641, de 30 de dezembro. No ano passado, o programa que tem por objetivo prestar apoio financeiro temporário a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, inseridas em programas de primeira infância do Sistema Único da Assistência Social – Suas, teve a nomenclatura alterada para “Crescendo Bem”, por meio da Lei nº 5.158, de 25 de novembro de 2021. Com a mudança da nomenclatura, gestantes também foram incluídas como beneficiárias.
Entre os critérios para a família se tornar beneficiária é preciso ter, essencialmente, renda mensal inserida nas faixas de pobreza e extrema pobreza, conforme o artigo 18 do Decreto Federal n° 5.209, de 17 de setembro de 2004, ou outro que o substitua, mediante a transferência de renda com condicionalidades.
Desde sua criação, o “Crescendo Bem” ganhou a adesão de 36 municípios rondonienses, dos quais 28 já o executam. Pelo menos 1.797 famílias que têm cadastro no CadÚnico e crianças com até 3 anos de idade ou até 6 anos com deficiência física já foram contempladas com a transferência de R$ 100 mensais, feita pelo Governo de Rondônia por meio da Seas.
População vai ser contemplada com ações sociais do 'Rondônia Cidadã', neste final de semana
Depois de Nova Mamoré, Programa vai atender, de 1° a 24 de junho, as comunidades ribeirinhas, por meio de barco
Apresentação do relatório de metas fiscais de Porto Velho será na segunda-feira (30)
Informações são em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal
Escola Meu Pequeno Jones, no bairro Olaria, recebe ação de vacinação
Campanha de atualização de caderneta de vacinação está em andamento no município
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook