CAPES prorroga a duração das bolsas de mestrado e doutorado
Bolsas serão prorrogadas por até três meses
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou hoje a prorrogação por até três meses da vigência das bolsas de mestrado e doutorado. A medida tem caráter excepcional e vai beneficiar bolsistas que estão com o andamento das pesquisas prejudicado devido a pandemia causada pelo coronavírus. Todos os bolsistas ativos durante a pandemia podem ser beneficiados. O indicador de tempo de titulação será excluído da avaliação dos programas neste quadriênio (2017-2020).
Para Benedito Aguiar, presidente da Capes, apoiar os bolsistas é fundamental neste momento, seja os que atuam no exterior ou os que desenvolvem atividades no País. "Essa medida é importante para assegurar a continuidade de pesquisas interrompidas que demandam atividades práticas, sejam em laboratório ou de campo", afirma Aguiar.
O aumento no período de duração das bolsas será de até três meses e não poderá ser estendido novamente. As Instituições de Ensino Superior serão responsáveis por optar ou não pela prorrogação de prazo e registrar no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) da Capes. As bolsas poderão ser prorrogadas a qualquer momento, desde que estejam ativas no sistema.
A prorrogação é direcionada aos cursos que cancelaram ou adiaram as atividades por não ser possível desenvolver as pesquisas de forma adequada através do ensino à distância, como atividades laboratoriais, de campo, coleta de dados, entre outras. Os cursos que estão com restrição de acesso a instalações necessárias para executar as atividades ou outros contratempos ligados à covid-19 que dificultem as pesquisas de mestrandos e doutorandos também podem estender o tempo das bolsas.
* Com informações da assessoria de imprensa da Capes
Campanha contra gripe acontece em postos de saúde e na BR-364
Vários públicos estão sendo imunizados nesta segunda etapa, que dura até 31 de maio
Prefeitura libera certidões para inadimplentes
Durante este período todas as certidões dos contribuintes inadimplentes serão emitidas como positivas, com efeitos de negativas
Pesquisa aponta aumento de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil
Obesidade, diabetes e hipertensão avançaram entre os brasileiros
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook