Carro voador da Embraer está em fase de teste e já recebeu encomendas

Já se imaginou circulando pela cidade em um carro voador? A nova tecnologia desenvolvida pela Embraer pode fazer esse desejo se tornar realidade!

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 27 de outubro de 2021 às 09:24
Carro voador da Embraer está em fase de teste e já recebeu encomendas

A Embraer é um conglomerado transnacional brasileiro que fabrica aviões de diferentes tipos — executivos, comerciais, militares e agrícolas. Reconhecida no mercado internacional, a empresa dá um novo passo em sua trajetória: produzir o primeiro carro voador brasileiro.

Pode parecer cena típica dos Jetsons — desenho animado de uma família que vive em um futuro totalmente automatizado — mas essa realidade está cada vez mais perto a partir do desenvolvimento tecnológico. Se você está sempre antenado no mercado automobilístico ou gosta de comprar carros novos, confira mais sobre essa novidade!

Origem

O carro voador é uma aeronave elétrica capaz de decolar e realizar pousos verticais (eVTOL). Esse tipo de carro também é conhecido no mercado internacional como EVA (“aeronaves elétricas verticais”, em português). 

Esse carro é uma criação da Eve Urban Air Mobility, empresa formada pela parceria entre a Eve (do grupo Embraer) e a Helipass — plataforma de reserva de voo em helicópteros. A parceria entre as suas empresas visa oferecer 50 mil horas de voo por ano na EVA — quantidade que pode ser aumentada em até 100 mil horas.

A Eve é o empreendimento mais recente da Embraer, tendo sido lançada em 2020 pela EmbraerX — equipe da empresa brasileira cujo foco é desenvolver projetos de “Inovação disruptiva”. O objetivo com este carro voador é tornar o mercado de Mobilidade Aérea Urbana em realidade. Essa área requer não só tecnologia para os veículos de transporte, mas também uma logística complexa para organizar todo um ecossistema aéreo de transporte privado ou para poucas pessoas.

Lançamento

A previsão é que o EVA seja lançado em 2026 e sejam oferecidos diversos tipos de voos — desde translados para aeroportos, passeios turísticos e crescente serviço sob demanda.

Para apoiar a expansão da oferta, as empresas vão desenvolver treinamento e publicações técnicas para agilizar o lançamento das operações comerciais deste carro voador.

A ideia original de Mobilidade Aérea Urbana foi anunciada em 2016 pela Uber que, através da iniciativa Uber Elevate, desafiou a indústria a desenvolver novas tecnologias para permitir esse tipo de mobilidade. 

Modelo

O protótipo do EVA é bem diferente de um helicóptero ou avião, pois apresenta dez motores elétricos ligados à hélice: oito permitem a sustentação vertical e os outros dois atuam no impulso horizontal. 

As empresas criadoras do EVA planejam desenvolver um design para que este possa acomodar até quatro passageiros. Você já se imaginou passeando com a sua família em um carro voador? Antes, essa cena era possível apenas em filmes, mas, cada dia mais, está perto de se tornar realidade em grandes centros urbanos.

Testes, vantagens e desafios

Em setembro de 2021, foi anunciada a realização de testes deste carro na capital carioca — entre o aeroporto do Galeão e a Barra da Tijuca. Essa simulação pode contar com até 50 pessoas durante os 30 dias de testes.

Quem quiser participar, deve comprar bilhetes da empresa de táxi aéreo Helisul através do aplicativo Flapper. Segundo a Embraer, as principais vantagens deste carro voador são: emissão zero de carbono, redução de custos e ruídos em pelo menos 80% em comparação a um helicóptero.

Um dos desafios referentes ao EVA é como a recarga dessas aeronaves elétricas será realizada. Pensando nisso, a Embraer estabeleceu uma parceria com a EDP Brasil (empresa tradicional do setor energético). O objetivo é desenvolver tecnologias e equipamentos mais eficientes como baterias elétricas, além de criar modelos de gestão e fornecimento de energia, logística de operação e integração com o sistema de controle de voo.

Outro desafio deste carro voador é o seu controle autônomo. Ao voar abaixo de helicópteros e aviões, será preciso fazer diversas mudanças nos regulamentos para gerenciar e controlar os voos dos EVAs.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook