Cem dias de nada
Professor Nazareno*
Há aproximadamente cem dias à frente da prefeitura municipal de Porto Velho, o “prefeito sem salário” Hildon Chaves do PSDB ainda não disse a que veio. A capital dos rondonienses continua o caos e o inferno que sempre foi. Praticamente nada mudou por aqui. A cidade das hidrelétricas caminha com o seu triste destino de ser a pior cidade para se viver dentre as capitais do país. O Instituto Trata Brasil insiste em desnudar com números o Holocausto que nós habitantes somos obrigados a viver diariamente. Esgotos continuam rotineiramente a correr a céu aberto mostrando o desleixo e a inércia das autoridades para resolver o problema. Água tratada ainda é um artigo de luxo nesta cidade amazônica, onde chove quase que diariamente e que é banhada por um dos maiores rios de água ainda potável do mundo. O inferno é aqui.
Hildon Chaves, o pernambucano que se elegeu prefeito dizendo não ser político, ainda não trouxe nenhum alento para os porto-velhenses. Já há boatos entre os seus quase 150 mil eleitores de que se as eleições fossem hoje, não votariam mais no tucano. A decepção com a nova administração de Porto Velho veio mais rápida do que com o seu antecessor, o lento Mauro Nazif. Assim, a maldição sobre a podre e suja capital rondoniense continua sem tréguas. Nestes 102 anos de história, entra prefeito e sai prefeito e os problemas insistem em infernizar a vida dos moradores. O trânsito continua caótico, as ruas enlameadas e as alagações não dão sossego principalmente nas periferias imundas da capital. O verão se aproxima e com ele a sufocante fumaça das queimadas e a poeira infecta das ruas esburacadas darão brevemente o ar da graça.
Questionado sobre sua primeira ação assim que empossado, Dr. Hildon, “o prefeito sem salário”, relatou que iria avaliar a situação da prefeitura para depois iniciar as ações. "Precisamos avaliar a prefeitura para poder decidir que atitude tomar”, disse há três meses. Não fez uma coisa nem outra. E se avaliou a situação, nenhuma providência tomou para melhorar a nossa vida. Qual a diferença, por exemplo, que se percebe na cidade nestes últimos 100 dias? NENHUMA. O lixo espalhado nas calçadas é o cartão postal de sempre. Merda boiando a céu aberto no meio da rua durante as chuvas é uma constante. A rodoviária continua com seus banheiros infectos para receber os poucos visitantes que ainda se arriscam a vir para cá. As obras inacabadas espalhadas pelos quatro cantos da capital sequer foram citadas pela nova administração da cidade.
Qual a novidade, então, que o novo prefeito de Porto Velho fez até agora que qualquer administrador “meia boca” não faria melhor? Criar quase dois mil cargos comissionados e avançar na calada da noite contra direitos dos servidores municipais como a extinção dos quinquênios certamente poucos administradores de bom senso fariam. Até os semáforos que a administração anterior deixou estão em alguns cruzamentos com a contagem já danificada. O trânsito não melhorou, a escuridão piorou, a sujeira campeia, os igarapés continuam podres e pior: a autoestima dos moradores está um caos também. O prometido choque de gestão do início virou “choque digestão”. Então, Hildon Chaves, “o prefeito sem salário”, é uma fraude, um embuste, uma farsa? Ora, se nem ele mesmo acreditava que pudesse ganhar as eleições, como os tolos eleitores podem querer agora alguma benfeitoria em apenas cem dias?
*É Professor em Porto Velho.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Meu Deus, se ele não fez nada em 100 dias que dirá o outro que passou 1.460 dias ...e nada fez.Ele tá tentando colocar em ordem a bagunça que recebeu, alguém em 100 dias arruma sua casa se ela for bagunçada fervorosamente?
O povo de porto velho deve sair de sua zona de conforto e ver que da para ser limpo e visitem o interior como ex. Vilhena,caoal., ji parana e a mais limpa das cidades de rondonia Ouro Preto do oeste e conversem com seus politicos e ajudem pois prefeito limpa mas quem suja e o o povo e povo sendo limpo quando o prefeito limpa a coisa continua limpa, o povo de porto velho precisa ser parceiro neste negocio de sujar ruas e tomarem decisao de nao sujar e colaborar no For possivel e ai teremos uma porto elho bonita e limpa, vamos apostar nisto e esperarmos um ou dois anos e ai sim descer porrete se nao fizerem nada.
Meu amigo professor Nazareno o senhor tem toda a razão. O Hildon disse que não ia nomear por indicação política e o que vemos é um show de nomes conhecidos na velha política. Isso sem falar nos pms que ele nomeou. Prefeito desça do seu pedestal e vá trabalhar. Porto Velho nunca irá pra frente com governantes que só pensam em comissionados e acham que passar cal no meio fio encascalhar rua ainda agradam alguém.
Bom vamos aos fatos, A gestão está começando e o prefeito em menos de 100 dias colocou um cabide de emprego que era a semusb com os nossos valorosos garis para trabalhar, até mesmo pq vários estavam lotados fora do exercício da sua profissão hj se encontram limpando a cidade coisa que ate pouco tempo a cidade não era limpa... pegou a semob com um parque de maquinas sucateada sem a sua devida mão de obra qualificada para operar e mesmo assim vem ajustando as pequenas obras com a propria maquina administrativa que internamento seus técnicos estão trabalhando internamente na confecção de projetos para licitar... A saúde continua um caos até mesmo pq a atencão básica de saúde não esta funcionando onde o gestor esta fazendo um estudo para acabar com o gargalo, que presumo que seria desafogar as upas e poli-clinicas...
Quanto ao Prefeito, pode passar 100 dias, 100 anos e Porto velho vai continuar do mesmo jeito. Quanto a jogar lixo na rua, o maior culpado da cidade ser uma cidade suja, é do povo que não limpam a frente de sua própria casa. E quanto o Prefeito sem salário, frisado pelo Professo nazareno, alguém acredita em papai Noel?.
entra prefeito sai prefeito e tapa buraco continua a uma porcaria, onde é um buraco vira uma lombada até quando vai continuar isso..com a palavra o nobre prefeito...
Não fez em 100, e nem vai fazer em 1.000!
Professor, tu é doido !. O maior problema que o prefeito está tendo, é com os servidores públicos, principalmente os antigos, que estavam acostumados a sistema de entra prefeito e sai prefeito e a bagunça continuava. O prefeito sabia que ia encontrar resistência por parte de alguns servidores, mas não de boa parte, pois sabia que estava ruim, mas não ao ponto que está. Como ele mesmo falou, tem 20 servidores na rua fazendo a manutenção de iluminação e 40 para administrar esses 20. Só está conseguindo fazer alguma coisa porque contratou uma equipe grande de comissionados, se não, estava pior ainda.
Com certeza temos que dá mais um pouco de crédito para o novo mandatário municipal, primeiro a população tem que saber fazer sua parte oh povo mal educado. Acho que está no caminho certo vamos aguardar mais uns Noventa dias pelo menos
Não mudou nada mesmo, O POVO CONTINUA JOGANDO LIXO A RUA E POR AI VAI. Vocês acham que ele vai resolver tudo do dia pra noite??? estão enganados.
Acredita hj em politico fica dificio.mais vamos esperar um pouco mais.os tres anos restante.kkk
O professor sendo petista ou não que diferença faz? o fato é que o que ele disse é certo> Se for para falar em partido, nunca vi o partido PSDB se incomodar com trabalhador e pobre, professor, alunos. o que eles sabem fazer muito bem é governar par os ricos.
O professor Nazareno tem razão. Nada foi feito em prol da cidade nesses 100 dias de administração.Claro que são poucos,mas ele parecia um tissunâmi que iria varrer a cidade do caos de outrora. Até agora só aumentou o número de comissionados e trocou alguns diretores de escola. E enveredou pela caça aos funcionários supostamente fantasmas. É pouco. Muito pouco. E a população espera mais do que arroubos de campanha que o nobre prefeito aventou. E ainda torce para que o trem seja posto nos trilhos e que não venha a descarrilar no tempo , como o do prefeito anterior.
Cem dias é muito pouco para resolver todos os problemas de uma capital.Mas,já poderia ter feito um bom levantamento e já ter tomados algumas providências para ajudar os mais pobres.
Cem dias é muito pouco para resolver todos os problemas de uma capital.Mas,já poderia ter feito um bom levantamento e já ter tomados algumas providências para ajudar os mais pobres.
O prefeito Hildon está no lucro, já que passamos 8 anos ininterruptos com um prefeito que dizia ser a salvação para todos os males que afligiam a população da Capital e mais 4 anos com um prefeito que dizia que faria em 4 anos o que seu antecessor não fez em 8 anos, e vimos como a cidade foi transformada para pior nos últimos 12 anos. Sugeira nas ruas é uma questão de cultura, que Marquise nenhuma resolverá, mesmo que trabalhasse 24 hs por dia.
Já que é o sabe tudo. Dê alguma opinião aos nossos governantes. Só fala fala fala...
ESSE (PROFESSOR ) E PETISTA........
O NOBRE PROFESSOR VIVE ONDE MESMO??? EM JÚPITER OU MARTE???
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook