Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira (1) em Porto Velho

Mais de 534 mil domicílios devem receber a visita dos agentes recenseadores do IBGE em Rondônia

Carlos Sabino Foto: Felipe Ribeiro
Publicada em 01 de agosto de 2022 às 15:49
Censo Demográfico 2022 começou nesta segunda-feira (1) em Porto Velho

Recenseadores visitarão mais de 175 mil domicílios na capital

Começou nesta segunda-feira (1) a coleta de dados do Censo Demográfico 2022 em todo o Brasil. A pesquisa, realizada a cada 10 anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vai chegar a mais de 534 mil domicílios em Rondônia. Em Porto Velho, 175 mil domicílios serão visitados.

Até o dia 31 de outubro, serão coletadas informações essenciais sobre os habitantes das zonas urbana e rural do município. Segundo o coordenador operacional do Censo 2022 em Rondônia, Jorge Elarrat, mais de 1,7 mil agentes atuarão nos próximos 90 dias.

“Os recenseadores são a peça-chave do Censo. Ele pode ser identificado pelo colete e boné azul-marinho, crachá contendo QR Code e pelo dispositivo móvel de coleta. Essa identificação permite que o cidadão reconheça nossos agentes com mais segurança para fazer o retrato mais completo da sociedade brasileira respondendo às perguntas: quem somos, como somos e como vivemos”, destacou Jorge Elarrat.

Jorge Elarrat, coordenador operacional do Censo 2022 em Rondônia Jorge Elarrat, coordenador operacional do Censo 2022 em Rondônia

Além de ser uma importante fonte de informação sobre a atual situação de vida da população, a pesquisa também serve para verificar a distribuição populacional em todo o território nacional e o desenvolvimento do quantitativo ao longo do tempo. A pesquisa também servirá para auxiliar a tomada de decisões na criação de políticas públicas, estudos científicos e projeções nas áreas de investimentos, principalmente em relação ao setor privado.

O conjunto de informações coletados trarão resultados ligados a questões cruciais, como: O total de habitantes no país por sexo e faixa etária e distribuição no território nacional; A expectativa de vida da população; O número médio de filhos; Tipo de habitação em que vive a população; A proporção da população que tem acesso ao saneamento básico; O nível de instrução da população; As condições de trabalho e o rendimento da população; Um panorama da diversidade étnico-racial da população brasileira; A caracterização dos povos indígenas conforme a etnia e línguas faladas ou utilizadas em seus domicílios, além de dados sobre a população quilombola.

Para chegar a um consenso sobre quais questões poderão ser investigadas no Censo Demográfico 2022, o IBGE promove consultas e debates amplos com a sociedade brasileira e órgãos técnico-governamentais. Com a conclusão do Censo, o Brasil vai dispor de informações necessárias para realizar melhores planejamentos e investimentos públicos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook