Centro de Convivência do Idoso recebe programação contra a diabetes
Evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio e reuniu aproximadamente 100 idosos
Evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio em alusão ao ‘Dia Nacional do Diabetes’
Para promover bem-estar da população idosa e identificar previamente sintomas de hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou na segunda-feira (26) uma ação no Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio em alusão ao ‘Dia Nacional do Diabetes’, lembrado no dia 26 de junho, e reuniu aproximadamente 100 idosos, que foram atendidos por profissionais de saúde com aferição de pressão, vacinação contra a gripe e covid-19 e teste de glicemia capilar.
A aposentada Alzira Jurelo frequenta o CCI há mais de cinco anos
Uma das participantes da ação foi a aposentada Alzira Jurelo, que frequenta o CCI há mais de cinco anos. “Eu vim para o CCI encaminhada pelo médico da Prefeitura para fazer hidroginástica, porque eu estava com problema de movimentos. Eu cheguei aqui e não podia nem andar, era muito difícil, mas eu me recuperei bem e fiquei bem. Ter esses atendimentos é muito bom, porque facilita a nossa vida. Aqui a gente faz de tudo um pouco, exercício, academia, e também cuidamos da saúde”, afirma a aposentada.
Solieuzo Oliveira, gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Ernandes Índio, conta que a ação foi proposta para levar os serviços de saúde até a população da melhor idade, e mais de 200 atendimentos foram feitos pela equipe da unidade.
Integração entre secretarias do município permite um melhor acompanhamento da população
“É de suma importância levar a unidade até a comunidade, principalmente para o público idoso, que muitas vezes têm problemas de locomoção e dificuldade de transportes, não só pela logística, mas também por limitações físicas para chegar até a unidade. A gente vem promovendo esses encontros para facilitar o atendimento a essa população que precisa tanto de atenção e atendimentos de saúde”, explica.
Claudi Rocha, secretário da Semasf, reforça que a integração entre secretarias do município permite um melhor acompanhamento da população.“É uma ação de cuidado com os idosos, porque durante a pandemia muitos deles se esconderam, não saíram de casa, e tomaram apenas uma dose da vacina. Essa união das secretarias é muito importante para o cuidado com a melhor idade, porque o CCI é a casa deles, e cuidados como esse contribuem também para o alerta para a doença silenciosa que é a diabetes”, afirma.
Saúde municipal realiza palestra sobre dependência química em sistema penitenciário
O objetivo é orientar sobre os tipos de drogas, prevenção e tratamento da doença
Semtran continua com ações educativas nas escolas e fiscalização nas ruas de Porto Velho
Objetivo do trabalho visa um trânsito mais seguro para todos no presente e no futuro
Prefeitura promove transformação na infraestrutura de Nova Califórnia
Distrito localizado a mais de 300 quilômetros da capital tem vias urbanas restauradas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook