Centro de Convivência do Idoso recebe programação contra a diabetes

Evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio e reuniu aproximadamente 100 idosos

Texto: Semusa Foto: Semusa
Publicada em 27 de junho de 2023 às 15:39
Centro de Convivência do Idoso recebe programação contra a diabetes

Evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio em alusão ao ‘Dia Nacional do Diabetes’Evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio em alusão ao ‘Dia Nacional do Diabetes’

Para promover bem-estar da população idosa e identificar previamente sintomas de hipertensão e diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), realizou na segunda-feira (26) uma ação no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

O evento foi promovido pela Unidade de Saúde Ernandes Índio em alusão ao ‘Dia Nacional do Diabetes’, lembrado no dia 26 de junho, e reuniu aproximadamente 100 idosos, que foram atendidos por profissionais de saúde com aferição de pressão, vacinação contra a gripe e covid-19 e teste de glicemia capilar.

A aposentada Alzira Jurelo frequenta o CCI há mais de cinco anosA aposentada Alzira Jurelo frequenta o CCI há mais de cinco anos

Uma das participantes da ação foi a aposentada Alzira Jurelo, que frequenta o CCI há mais de cinco anos. “Eu vim para o CCI encaminhada pelo médico da Prefeitura para fazer hidroginástica, porque eu estava com problema de movimentos. Eu cheguei aqui e não podia nem andar, era muito difícil, mas eu me recuperei bem e fiquei bem. Ter esses atendimentos é muito bom, porque facilita a nossa vida. Aqui a gente faz de tudo um pouco, exercício, academia, e também cuidamos da saúde”, afirma a aposentada.

Solieuzo Oliveira, gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Ernandes Índio, conta que a ação foi proposta para levar os serviços de saúde até a população da melhor idade, e mais de 200 atendimentos foram feitos pela equipe da unidade.

Integração entre secretarias do município permite um melhor acompanhamento da populaçãoIntegração entre secretarias do município permite um melhor acompanhamento da população

“É de suma importância levar a unidade até a comunidade, principalmente para o público idoso, que muitas vezes têm problemas de locomoção e dificuldade de transportes, não só pela logística, mas também por limitações físicas para chegar até a unidade. A gente vem promovendo esses encontros para facilitar o atendimento a essa população que precisa tanto de atenção e atendimentos de saúde”, explica.

Claudi Rocha, secretário da Semasf, reforça que a integração entre secretarias do município permite um melhor acompanhamento da população.“É uma ação de cuidado com os idosos, porque durante a pandemia muitos deles se esconderam, não saíram de casa, e tomaram apenas uma dose da vacina. Essa união das secretarias é muito importante para o cuidado com a melhor idade, porque o CCI é a casa deles, e cuidados como esse contribuem também para o alerta para a doença silenciosa que é a diabetes”, afirma.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook