Operação Outliers: Polícia diz ter desmantelado suposta rede de corrupção que funcionava em órgão da Prefeitura

Esquema teria movimentado R$ 6 milhões em propina para servidores

Tudorondonia
Publicada em 27 de junho de 2023 às 12:02
Operação Outliers: Polícia diz ter desmantelado suposta rede de corrupção que funcionava em órgão da Prefeitura

A Polícia Civil em Porto Velho, Rondônia, realizou na manhã desta terça-feira (27) uma operação em larga escala para desmontar um esquema de corrupção em órgão da Prefeitura de Porto Velho. A operação, batizada de 'Operação Outliers', resultou na prisão de servidores públicos e na execução de 22 medidas cautelares.

O esquema, supostamente operado por servidores da Superintendência de Gastos Públicos (SGP), responsável pela fiscalização das despesas municipais, envolvia a manipulação do sistema de licitação eletrônica para favorecer empresas pré-selecionadas. Alegadamente, estas empresas eram então forçadas a pagar 10% de propina sobre o valor das ordens de serviço, levando à circulação de cerca de R$ 6 milhões em dinheiro de corrupção.

As medidas cautelares tomadas durante a operação 'Outliers' incluíram mandados de prisão temporária, busca e apreensão e medidas constritivas patrimoniais. A polícia agora está investigando se os servidores públicos acusados podem ser responsabilizados pelos crimes de associação criminosa, concussão, frustração do caráter competitivo de licitação e lavagem de dinheiro.

A o operação da Polícia Civil é resultado de uma denúncia feita à instituição pelo prefeito da capital, Hildon Chaves, conforme foi relatado em nota emitida pela assessoria de imprensa da Prefeitura.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook