CHIKUNGUNYA: Doença se caracteriza por dores nas articulações
Ministério da Saúde reforça a necessidade da população tomar medidas de prevenção aos focos do mosquito e, sobretudo, ficar atenta aos sintomas
O Brasil registrou mais de 170 mil casos prováveis de chikungunya, de janeiro a dezembro deste ano. Um aumento de 79% em comparação ao mesmo período de 2021. Os dados são do Ministério da Saúde. A exemplo da dengue e do zika, a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente do Ministério, a taxa de incidência de chikungunya foi de 79,8 casos por 100 mil habitantes.
Diante dessa incidência, o Ministério reforça a necessidade da população tomar medidas de prevenção aos focos do mosquito e, sobretudo, ficar atenta aos sintomas.
Assim como a dengue, a chikungunya se caracteriza por febre e dor de cabeça. A coordenadora da equipe de Saúde da Família no Distrito Federal, Adryenne de Carvalho Mello, explica qual a principal diferença entre os sintomas das duas doenças:
“A dengue e chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações.”
Além das dores nas articulações dos pés, mãos, dedos, tornozelos e pulso, a chikungunya pode se manifestar também com dores nos músculos. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o quadro agudo de chikungunya dura até 15 dias. Algumas pessoas podem desenvolver dores crônicas nas juntas que podem extrapolar esse período.
Ao aparecimento de qualquer um desses sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é procurar atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) imediatamente.
Para combater o mosquito causador da chikungunya, basta adotar atitudes simples e diárias dentro de casa. A recomendação é evitar água parada, condição propícia para a proliferação do Aedes aegypti. Tampar caixas d'água, limpar calhas, amarrar sacos de lixo são algumas ações eficazes de prevenção. O Ministério também recomenda guardar pneus em locais cobertos, colocar areia nos vasos de plantas e deixar garrafas viradas para baixo.
Todo dia é dia de combater o mosquito. E de ficar atento aos sintomas também. Saiba mais sobre as formas de prevenção aos focos do Aedes aegypti e orientações no site www.gov.br/combataomosquito.
VEJA MAIS:
DENGUE: Casos prováveis crescem 172,4% em um ano, aponta boletim do Ministério da Saúde
DENGUE: Febre alta e dor no corpo? Saiba quais os sintomas da doença
https://brasil61.com/n/chikungunya-doenca-se-caracteriza-por-dores-nas-articulacoes-aede223135
Detran adere ao Programa Rondoniense de Integridade em combate à corrupção
O Programa Rondoniense de Integridade – Proin foi instituído pelo Decreto nº 26.238, de 19 de junho de 2021, com objetivo de disseminar entre os agentes públicos a cultura de controle interno, gestão de riscos e de prevenção à corrupção
Estado de Rondônia é o 2º da região Norte em índice do Observatório da Federação das Indústrias
As instituições consistem em um fator determinante para vários aspectos socioeconômicos
Blitz educativa do Detran ressalta importância do cumprimento da Lei Seca a condutores em Porto Velho
As ações educativas do Detran realizadas em Porto Velho ressaltam a condutores e a população em geral sobre a importância de não misturar bebida alcoólica e direção veicular



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook