Cidade de Rondônia registra pelo menos 100 casos da doença mão-pé-boca; crianças são as mais atingidas
Divisão de Epidemiologia fará campanha nas escolas para alertar população.
A diretora da divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Rolim de Moura, enfermeira Janaína Teodoro Travassos Loose, informou que foram registrados vários casos da doença mão-pé-boca. É uma enfermidade contagiosa causada pelo vírus Coxsackie, da família dos enterovírus que habitam normalmente o sistema digestivo e também podem provocar estomatites (espécie de afta que afeta a mucosa da boca). Embora possa acometer também os adultos, ela é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. O nome da doença se deve ao fato de que as lesões aparecem mais comumente em mãos, pés e boca.
A diretora disse que pelo menos 100 casos foram registrados em crianças, porém, em Rolim de Moura também foram registrados casos em adulto.
A enfermeira explicou que na próxima semana, em parceria com a Vigilância Sanitária, haverá uma campanha nas creches e escolas do município para conscientizar os profissionais e alunos sobre as formas de prevenção da doença para evitar uma epidemia na cidade.
São sinais característicos da doença: febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões; aparecimento, na boca, amídalas e faringe, de manchas vermelhas em várias partes do corpo, mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarréia e por causa da dor, surge dificuldade para engolir e muita salivação.
A transmissão se dá pela via fecal/oral, através do contato direto entre as pessoas ou com as fezes, saliva e outras secreções, ou então através de alimentos e de objetos contaminados. Na maioria dos casos, os sintomas são leves e podem ser confundidos com os do resfriado comum.
Ainda não existe vacina contra a doença mão-pé-boca. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, ela regride espontaneamente depois de alguns dias.
MP expede recomendação aos profissionais de educação com instruções sobre como proceder em casos de atos infracionais
Na recomendação são apontadas todas as medidas a serem adotadas nos casos de ato infracional e indisciplina, incluindo modelos de documentos para comunicação de ato infracional.
"Festival Boto Rock 2019" apresenta programação oficial
Divididos em dois palcos, sendo o "Palco Boto Rosa" e "Palco Boto Tucuxi", as bandas Iniciantes e Autoral vão se apresentar em 40 horas de música no estilo Rock in Roll.
MPF trabalhará para demarcação de terras indígenas
E o trabalho do Ministério Público é promover essa demarcação caso não haja essa demarcação pelos órgãos próprios do Poder Executivo”, afirmou a procuradora.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook