Claro e Instituto Claro promovem ação de voluntariado para celebrar a soltura de 2,5 mil tracajás
Nesta segunda fase, foram devolvidos à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás, espécie de tartarugas de água doce, em comunidades ribeirinhas no Amazonas

- Instituto Claro anuncia segunda grande soltura de 2025 entregando à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás;
- Claro e Instituto Claro aproveitaram a data para realizar a entrega de kits com materiais escolares por meio do Conexão Voluntária, seu programa de voluntariado corporativo.
Com mais de 10 anos de patrocínio, o Instituto Claro, por meio do projeto Pé-de-Pincha, anuncia a segunda fase da soltura de filhotes de tracajás de 2025, realizada nos dias 21 e 22 de março. Nesta segunda fase, foram devolvidos à natureza mais de 2,5 mil filhotes de tracajás, espécie de tartarugas de água doce, em comunidades ribeirinhas no Amazonas.
![]() |
Para celebrar esse importante passo para a preservação ambiental e agradecer o apoio da população local, representantes do Conexão Voluntária, programa de voluntariado corporativo da Claro e do Instituto Claro, realizaram a entrega de kits escolares para crianças da Comunidade Santo Antônio/Ramal do Mamori e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ao todo, foram entregues 80 kits, provenientes dos funcionários voluntários de toda a Região Norte, contendo mais de 950 itens, como: mochila, caderno, caneta e outros.
Publicidade
O projeto Pé-de-Pincha que foi criado em 2010 é desenvolvido pelo Programa de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e conta com o patrocínio do Instituto Claro desde 2014. Ele consiste na transferência dos ovos de tracajás, que são colhidos por voluntários nas secas dos rios e levados para áreas protegidas. A soltura dos filhotes, feita na época da cheia, visa proteger a espécie e o meio ambiente.
A fim de realizarem o manejo e preservação dos quelônios, a população ribeirinha destas cidades tem orientações por meio de palestras e treinamento em educação ambiental com especialistas da Universidade Federal do Amazonas, além do apoio de equipes técnicas da Claro e do Instituto Claro.
Em fevereiro deste ano, houve a primeira fase do projeto, onde foram soltos mais de 4,9 mil filhotes de tracajás em Igapó-Açu. No total, o programa já devolveu à natureza mais de 72 mil filhotes em comunidades situadas nos municípios de Borba, Careiro, Manicoré e Beruri no estado do Amazonas.
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A Claro, maior grupo de Telecomunicações da América Latina e uma das maiores operadoras
de multisserviços do Brasil, coordena suas ações de responsabilidade social corporativa por meio do Instituto Claro, que alia os serviços prestados pela operadora a investimentos sociais para criar impactos relevantes no país.
Com a missão de “Conectar pessoas para um futuro melhor”, há mais de duas décadas, o Instituto Claro já beneficiou mais de 80 mil alunos em projetos educacionais e contou com mais de 53 mil participações em ações voluntárias. Entre suas principais iniciativas, com foco nos pilares de Educação e Cidadania, apoia e realiza projetos de longo prazo, como Dupla Escola, Campus Mobile, Ação Social pela Música, entre outros.
O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Acesse e saiba mais sobre essa e outras iniciativas em www.institutoclaro.org.br
Ministério Público realiza visita de inspeção às delegacias Decor e Draco
A inspeção foi conduzida pelo Promotor de Justiça titular da 7ª PJ, Geraldo Henrique Ramos Guimarães e sua equipe de assessoria
MP obtém liminar para que Município oferte, em 72 horas, transporte escolar
A medida foi concedida em Ação Civil Pública, proposta pelo Promotor de Justiça de Buritis, Charles Schenckel, diante de denúncias de pais de alunos, que aportaram ao MP
Ordem de Serviço para construção da Ciretran será assinada nesta sexta-feira, 28
A obra tem investimento de mais de R$ 5 milhões e demonstra compromisso do governo em prestar melhores serviços ao cidadão rondoniense
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook