Cláudia de Jesus cobra informações sobre fila por transplante de rim em Rondônia

Cirurgias para transplantes de rim foram paralisadas em 2019

Cristiane Abreu - Assessoria Parlamentar
Publicada em 21 de março de 2023 às 08:38
Cláudia de Jesus cobra informações sobre fila por transplante de rim em Rondônia

Pacientes renais crônicos de Rondônia estão enfrentando uma situação dramática na fila de espera por um transplante de rim. Desde 2019 o Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, não realiza cirurgia de transplante.  Preocupada com a situação, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) solicitou informações e providências ao governo do estado de Rondônia sobre a situação dos pacientes.

No requerimento, a parlamentar questionou qual é a atual situação do setor de transplantes do Hospital de Base Ary Pinheiro, em Rondônia, e solicitou informações sobre quantas pessoas lutam contra o tempo enquanto aguardam por um órgão na fila de espera para transplantes, bem como o motivo pelo qual os procedimentos cirúrgicos estão paralisados.

“É preciso saber quantas pessoas estão na fila de espera por um transplante renal e por que o processo foi paralisado. Essas informações são fundamentais para que possamos cobrar as providências necessárias do governo do estado", afirmou a deputada.

Além disso, no mesmo requerimento, Cláudia de Jesus solicita informações sobre qual o valor investido anualmente para o programa de transplantes renais, se existe uma equipe de profissionais especializada e para onde estão sendo encaminhados os pacientes que necessitam de transplante renal com urgência, entre outras informações, como a destinação dos órgãos coletados no Estado.

A deputada espera que o governo do estado tome as providências necessárias para solucionar o problema o mais rápido possível e garantir o acesso dos pacientes renais crônicos aos transplantes de rins necessários

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook