Cliques por impressão: Qual a porcentagem de um CTR bom?

Rapidamente, o mundo capitalista de vendas precisou encontrar meios de se sustentar e se manter, e a única forma era ganhando espaço em um mercado ainda muito recente no Brasil, que é o mercado de vendas virtuais

Da redação
Publicada em 19 de julho de 2021 às 15:59
Cliques por impressão: Qual a porcentagem de um CTR bom?

Atualmente, vemos de forma clara e muito rápida, todo um mercado de vendas se reinventar e se redescobrir diariamente para estar ativo. Isso, em um momento único que pegou a todas as pessoas de surpresa, a nível mundial, que foi a crise causada pela pandemia da COVID19. 

Do dia para a noite, sem aviso prévio, vimos todo um mundo de vendas físicas sendo obrigado a abaixar as portas sem previsão de retorno, isso para iniciar uma luta mundial contra um vírus completamente invisível e altamente mortal, uma luta que tem como sua arma mais poderosa, o isolamento social, para ser completamente combatida e vencida.

Rapidamente, o mundo capitalista de vendas precisou encontrar meios de se sustentar e se manter, e a única forma era ganhando espaço em um mercado ainda muito recente no Brasil, que é o mercado de vendas virtuais.

Nos demais mercados mundiais, a forma de vender online já estava muito mais ativa e competitiva, mas aqui no Brasil essa questão ainda é nova, e muitos dos vendedores que vendem pela internet, ainda não sabem quais são ou como executar ferramentas de métricas que são muito importantes para o bom desempenho dos seus anúncios e futuras vendas online.

Abaixo, iremos discorrer sobre o CTR Google, que avalia a performance dos diversos anúncios publicados na internet.

O que é o CTR?

O CTR (Click Through Rate) é uma métrica muito utilizada em estratégias de marketing digital atualmente, focada em vendas.

Ele nada mais é que a análise da taxa de cliques de um determinado anúncio ou campanha publicada (mede o índice de quantas pessoas clicam em determinados anúncios em relação ao número de vezes que ele foi exibido na internet).

Essa análise é muito importante para que os vendedores possam analisar o desempenho desses anúncios e identificar quais deles estão com uma boa e satisfatória performance e quais necessitam de pontos de melhorias para atingir níveis também satisfatórios.

Como calcular um CTR?

O cálculo de CTR é bem simples e prático de ser feito, basta você dividir o número de cliques recebidos em seus anúncios pelo número de visualizações dos mesmos.

Um exemplo prático seria, se o seu anúncio foi exibido, em um determinado mês, 500 vezes e dessas exibições ele foi clicado 50 vezes, o CTR do anúncio é de um percentual de 10% (o que seria uma ótima porcentagem por sinal).

Exemplo da conta: 50 cliques (divididos) / 500 exibições = 0,1 x 100 = 10%.

Qual a porcentagem de um CTR bom?

Um CTR positivo e bom em seus anúncios varia de, no mínimo, 3% a 5%. Mas quanto maior essa porcentagem conseguir ser atingida, muito melhor para as taxas de conversão!

Se você possuir uma determinada campanha com o CTR inferior a 1%, algo precisa ser revisto e melhorado o quanto antes, para que haja uma melhora desse percentual.

Como aumentar o CTR?

Não adianta em nada apenas saber o que é o CTR em teoria, o foco principal deve ser o de aumentar o seu percentual em seus anúncios ativos e campanhas.

Abaixo, alguns dos motivos que deixam o CTR com percentual baixo:

  • Custo por clique abaixo dos concorrentes: pagar muito pouco pelos anúncios, pode levá-los a serem mostrados muito abaixo das posições mais bem pagas pela concorrência, por esse motivo o anúncio terá a sua conversão para o clique do consumidor e possível venda final, muito baixa. Nesse contexto, o barato certamente sai caro, pois você investirá da mesma forma e não obterá um resultado satisfatório;

Uma dica que pode auxiliar, pode ser investir em menos anúncios (talvez só considerar uma curva A), mas optar em pagar um valor maior neles. Assim, quando os resultados de lucro começarem a aparecer, você poderá investir nos demais sem preocupações.

  • Índice de qualidade: esse índice de qualidade sendo baixo, acarreta que os custos por clique fiquem mais elevados. Isso pode ser pelo fato de não possuir anúncios publicados relacionados com a palavra-chave.

Uma busca com um bom volume, por exemplo, e que existe um bom CTR é: onde comprar iPhone barato.

Agora que você já pode entender brevemente e com mais detalhes esse modelo de análise de métricas, que tal considerar utilizar as dicas acima para obter uma melhor conversão nos seus anúncios? Temos certeza de que será um sucesso!

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook