CNJ convida tribunais para participar do lançamento do Programa Justiça 4.0

O evento on-line será na quarta, 24

Assessoria de Comunicação Institucional com informações do CNJ
Publicada em 22 de fevereiro de 2021 às 15:27
CNJ convida tribunais para participar do lançamento do Programa Justiça 4.0

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juntamente ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN), realizará de 24 a 26 de fevereiro de 2021, das 9h às 12h, o “Lançamento do Programa Justiça 4.0”, que ocorrerá na modalidade semipresencial, com transmissão on-line via plataforma digital para todos os tribunais do Brasil. 

 

Aprimorar as soluções tecnológicas utilizadas pelo Poder Judiciário e, assim, qualificar o atendimento prestado à sociedade, dando respostas judiciais tempestivas e efetivas. Esse é um dos principais objetivos do Programa Justiça 4.0.

.A cerimônia contará com a presença do presidente do CNJ, ministro Luiz Fux, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, do secretário-geral do CNJ, Valter Shuenquener, do secretário especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica do CNJ, Marcus Lívio Gomes, do presidente do TJRN, desembargador Vivaldo Pinheiro, e da vice-presidente do Tribunal, Maria Zenaide Bezerra.

No encontro, será formalizada também a adesão do TJRN ao programa. O Justiça 4.0 compreende um pacote de projetos que será levado ao TJRN, como a plataforma Sinapses,  de desenvolvimento e cooperação em inteligência artificial desenvolvida inicialmente pelo TJRO e adotado pelo CNJ, e a Plataforma Digital do Poder Judiciário. E ainda tem ações voltadas à higienização e qualificação das bases de dados, fortalecendo a Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (DataJud). O trabalho é desenvolvido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob a coordenação do CNJ.

 

Webinário

O lançamento ocorrerá na abertura do webinário Justiça 4.0, que segue com programação até sexta-feira (26/2). No primeiro dia, após a cerimônia, haverá apresentação das soluções tecnológicas contempladas no programa, das estratégias de inteligência artificial, da própria Plataforma Digital do Poder Judiciário e de outras soluções utilizadas nos processos judiciais.

Na quinta-feira (27/2), os debates são sobre a formação e consolidação de uma cultura inovadora no Judiciário, com destaque aos Laboratórios de Inovação. E, no último dia, a programação destaca os Centros de Inteligência e como eles podem atuar para a prevenção de litígios, para reforçar a gestão de precedentes e para aprimorar a integração dos Tribunais.

Veja a programação completa e saiba como se inscrever

Winz

Envie seu Comentário

 

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook