CNJ Serviço: o que é o crime de importunação sexual?
O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão.
A lei, que foi sancionada em 2018, prevê punição de um a cinco anos de prisão- Foto: Arquivo
O crime de importunação sexual, definido pela Lei nº 13.718/18, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. O infrator pode ser punido com prisão de um a cinco anos.
Antes da norma, a conduta era considerada apenas uma contravenção penal, punida com multa, e quando se tratava de estupro, era prisão em flagrante ou preventiva. Sancionada em setembro de 2018, a lei passou a garantir proteção à vítima quanto ao seu direito de escolher quando, como e com quem praticar atos de cunho sexual.
A importunação sexual é considerada crime comum, que pode ser praticado por qualquer pessoa, seja do mesmo gênero ou não. A vara criminal comum tem competência para processar e julgar os casos, salvo os episódios de violência doméstica e familiar contra mulher, prevista na Lei nº 11.340 (Lei Maria da Penha).
Divulgação de cena
A Lei também tornou crime a divulgação de cena de estupro, sexo, nudez ou pornografia, sem permissão da vítima, por qualquer meio, inclusive de comunicação de massa ou sistema de informática ou telemática, quer por fotografia, vídeo ou outro registro audiovisual. A pena também pode ir de um a cinco anos de reclusão, podendo ser agravada se o agressor tiver relação afetiva com a vítima.
A lei estabelece que, tanto quem produz o material divulgado, como qualquer pessoa que compartilhar o conteúdo, até mesmo em redes sociais, pode responder pelo crime.
Regulamento de previdência complementar pode exigir joia para concessão de pensão pós-morte
O recurso do fundo de previdência foi parcialmente provido para julgar improcedente o pedido formulado na ação.
Embrapa realiza Dia de Campo de Soja em Porto Velho dia 19 de fevereiro
Todos os eventos acontecem a partir das 8h30. A capital, Porto Velho, recebe o último evento nesta terça-feira, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 5,5.
Rio Machado volta a subir e a desabrigar famílias
As áreas consideradas de risco estão sendo monitoradas pelas equipes da Defesa Civil, formada por membros do Corpo de Bombeiros e secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Saúde e Meio Ambiente.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook