Com projeto pedagógico e inclusão, Escola Marise Castiel oferta ensino infantil a cerca de 360 alunos

Unidade de ensino é conhecida por acessibilidade e atividades extraclasse

Texto: Pedro Bentes Foto: Wesley Pontes
Publicada em 03 de outubro de 2023 às 18:24
Com projeto pedagógico e inclusão, Escola Marise Castiel oferta ensino infantil a cerca de 360 alunos

Com quase 40 anos de história, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Marise Castiel é uma das mais antigas e tradicionais unidades de ensino de Porto Velho. A escola, que funciona na região central da capital, atualmente atende cerca de 360 alunos da educação infantil.

Há mais de 30 anos no magistério, a professora Ruth Monte trabalha há 13 na Escola Marise Castiel. A rotina com as crianças e as particularidades que só o ensino infantil proporciona conquistaram o coração dela.

O diretor Felipe Lima diz que trabalho desenvolvido deixará legado ao longo da vida dos alunosO diretor Felipe Lima diz que trabalho desenvolvido deixará legado ao longo da vida dos alunos

“Eu iniciei na carreira de professora muito cedo. Passei pelo ensino estadual, mas o que me arrebatou mesmo foi o ensino infantil. Normalmente, eu fico três anos com uma turma inteira, essa aqui mesmo estou há quase dois anos com eles. Ver a evolução e o desenvolvimento de cada um é apaixonante”, declara a professora.

A EMEI Marise Castiel tem a sua sede no bairro Pedrinhas e é conhecida por desenvolver inúmeras atividades pedagógicas com os alunos. Além disso, é um exemplo do modelo de educação especial. Dos cerca de 360 estudantes, 24 recebem acompanhamento dentro da sala de aula. A maioria é portadora do espectro autista e uma criança com síndrome de down.

PLANEJAMENTO

Recentemente, o refeitório da escola recebeu melhorias e ampliaçãoRecentemente, o refeitório da escola recebeu melhorias e ampliação

O trabalho pedagógico desenvolvido com os estudantes é de acordo com o planejamento que a escola faz a cada 15 dias. Na última semana, por exemplo, os alunos desenvolveram a festa da primavera, além de participarem de atividades alusivas ao trânsito.

Por ser um prédio com longa tradição, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) implantou melhorias estruturais, como a ampliação do refeitório e, em breve, planeja outras reformas físicas no local.

Para Felipe Silveira de Lima, que assumiu recentemente a direção da Escola Marise Castiel, o trabalho desenvolvido na unidade, por meio dos servidores e com a participação efetiva dos pais, deixará um legado ao longo de toda a vida dos estudantes.

“A educação infantil é o momento em que a criança aprende a socializar, a desenvolver a coordenação motora e tudo o que diz respeito à fase da primeira infância. Por isso, o resultado de uma boa educação é o que vai contribuir para a personalidade dos nossos estudantes no futuro”, acrescenta o novo diretor.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook