Começo de ano letivo é sempre um pesadelo para os pais

Real, também, são as dificuldades dos pais para arcar com salgadas mensalidades, cujos reajustes geralmente estão muito acima da inflação

Valdemir Caldas
Publicada em 21 de janeiro de 2023 às 09:55
Começo de ano letivo é sempre um pesadelo para os pais

Sempre que começa o ano letivo, os pais sofrem o impacto com as extensas listas de material escolar, a que são obrigados comprar para seus filhos. Algumas escolas particulares abusam nos pedidos de materiais, muitos dos quais completamente desnecessários, uma vez que nem chegam a ser usados pelos alunos. Quanto mais baixa é a série do aluno, maior é a relação do material. Agora, imagine que tem dois filhos ou mais estudando. Quem tem filho na pré-escola, enche de três ou mais sacolas, e, às vezes, ainda tem que comprar uma coisinha ou outra durante o ano.

Todo mundo sabe que a escola particular tem inúmeras obrigações, como salário de funcionários e professores, pagamento de água, luz, manutenção, higiene, encargos sociais. Quanto maior e mais bem cuidada, maior é a despesa da escola com a folha de pagamento e outros gastos. Isso é fato. Real, também, são as dificuldades dos pais para arcar com salgadas mensalidades, cujos reajustes geralmente estão muito acima da inflação.

É certo que, neste país, não está fácil para ninguém, exceto para alguns ladravazes do dinheiro público. Por isso, é preciso que pais e escolas deixem-se conduzir pelas luzes da criatividade, da participação e da solidariedade, no enfretamento desse e de outros problemas no campo educacional. Não devemos esperar apenas pelo professor, que já tem seus pesados fardos para carregar, muito menos pelas promessas eleitoreiras de políticos furta-cores, durante as campanhas eleitorais, sempre apontando a necessidade de mudanças radicais na política educacional do Brasil, mas que jamais saíram do papel.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook