Comercialização de frutos cítricos tem novas regras em RO
Deputado Cirone Deiró acredita que a nova instrução atende reivindicação dos produtores e empresários do setor
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) editou a Instrução Normativa nº 11, de 14 de junho de 2023, que estabelece critérios e procedimentos à entrada, trânsito, processamento e comercialização de frutos cítricos em Rondônia. O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) disse que o objetivo da Instrução Normativa (IN) é prevenir a contaminação das lavouras pelo cancro cítrico (Xanthomonas citri subsp. Citri), impedindo perdas de produção aos produtores rurais.
Cirone explicou que, a pedido dos produtores, tem buscado o apoio do Idaron, no sentido de facilitar a produção e a comercialização dos frutos cítricos, no que diz respeito a legislação que estava em vigor no Estado. Ele acredita que a nova instrução vem ao encontro dos interesses do setor. “Começamos esse trabalho em 2019 e vamos continuar acompanhando essas mudanças, no sentido de dar o apoio necessário a nossos produtores”, disse.
As novas regras acompanham à Instrução Normativa nº 21, de 25 de abril de 2018, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que institui em todo o território nacional, os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo ao cancro cítrico. A partir de agora, pessoas físicas ou jurídicas, que mantêm alguma relação com a produção, com fins comerciais ou a comercialização de cítricos, devem se cadastrar na Idaron.
O prazo para adequação da resolução às normas é de 120 dias, a partir da publicação da IN, que aconteceu no último dia 15 de junho (página 206 do Diário Oficial do Estado). O cadastro, tanto da pessoa física quanto jurídica, pode ser feito em qualquer unidade da Agência Idaron. Dentre os documentos exigidos, deve ser apresentado o termo de compromisso, com responsável técnico habilitado para emitir Certificado Fitossanitário de Origem para pragas cítricas.
Ifood assina compromisso com MPF após tentar desmobilizar entregadores
Empresa promoveu ações em redes sociais contra mobilização sindical
Mãe acompanhada de recém-nascido cumprirá prisão preventiva em regime domiciliar
A decisão liminar garantiu, apenas para a mãe lactante, o direito de aguardar em prisão domiciliar o julgamento do habeas corpus
Operação Spiderweb: suspeito de chefiar organização de tráfico internacional é mantido na prisão
A prisão foi adotada no âmbito da Operação Spiderweb, deflagrada pela Polícia Federal e pela Receita Federal como desdobramento da Operação Enterprise, que, desde 2017, combate o tráfico internacional de drogas



Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook