Comissão aprova prioridade em teleconsultas para paciente com câncer em caso de atraso na consulta presencial
Projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
Adriana Ventura: eficiência do tratamento do câncer frequentemente depende da rapidez
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, o Projeto de Lei 346/24, que prioriza o uso da telessaúde no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com câncer em caso de atraso na marcação da consulta presencial. O texto aprovado altera a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
A lei já permite a utilização da telessaúde para a análise de procedimentos diagnósticos e para a realização de consultas da atenção especializada para esses pacientes. A proposta, na prática, prioriza essa modalidade de atendimento para agilizar o tratamento.
A relatora, deputada Adriana Ventura (Novo-SP), concordou com os argumentos do deputado Dr. Victor Linhalis (Pode-ES), autor do projeto.
Para a relatora, a telemedicina representa a modernização da assistência médica, beneficiando principalmente pacientes que enfrentam dificuldades de locomoção e riscos associados ao deslocamento até as unidades de saúde.
"A eficiência do tratamento do câncer frequentemente depende da rapidez e da precisão no diagnóstico inicial e da continuidade do acompanhamento médico, aspectos que são diretamente impactados pela capacidade do Sistema Único de Saúde de responder de maneira ágil e eficaz às necessidades dos pacientes”, observou a deputada.
Próximas etapas
O texto, que tramita em caráter conclusivo, segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Comissão aprova projeto que estabelece normas para abordagens policiais a pessoas com crise mental
Proposta será analisada por outras três comissões da Câmara antes de ir para o Senado
Governo veta projeto do Congresso e decide pagar R$ 60 mil para vítimas da zika
O governo editou MP que cria apoio de R$ 60 mil para crianças de até 10 anos que nasceram com deficiência causada pelo vírus zika
Senado elege seu novo presidente em 1° de fevereiro
Servidor do Senado carrega urna de votação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook