Comissão aprova projeto que cria lista tríplice para escolha de comandante-geral da PM
Coronéis terão mandato de dois anos; a Câmara continua analisando a proposta
Junio Amaral recomendou a aprovação da proposta com mudanças no texto original
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei para determinar que governadores deverão escolher os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar a partir de uma lista tríplice.
Os comandantes-gerais terão mandato de dois anos, permitida a recondução uma vez, e só poderão ser destituídos por iniciativa do chefe do Poder Executivo do estado ou do Distrito Federal mediante ato devidamente fundamentado.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Junio Amaral (PL-MG), para o Projeto de Lei 164/19, do deputado José Nelto (PP-GO), e um apensado. Segundo o relator, houve necessidade de ajustar os dois textos à legislação vigente.
Junio Amaral explicou que a proposta original modificava dispositivo revogado pela Lei 14.751/23, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.
“A possibilidade de nomeação com fortes ingerências políticas e sem participação dos integrantes das corporações continua presente, e a lista tríplice que anteceda a escolha do governador segue pertinente e necessária”, avaliou o relator.
Regras
A lista tríplice será formada, por meio de votação sigilosa dos militares da ativa, a partir dos coronéis – último posto do Quadro de Oficiais de Estado-Maior – com curso de Comando e Estado-Maior. O texto exige ainda regulamentação local.
“Não poderão participar da lista tríplice os oficiais especialistas de saúde, tendo em vista a peculiaridade da admissão deles nas corporações com a finalidade de atuarem nas atividades de saúde”, destacou Junio Amaral no parecer aprovado.
Próximo passo
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Vereador ou prefeito: conheça a ordem de votação nas Eleições 2024
Na cabine de votação, é importante prestar atenção na ordem do voto
Deputado Laerte Gomes expressa preocupação com crise aérea em reunião do Parlamento Amazônico
Parlamentar presidiu reunião realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus
Conclusão e entrega de certificados de três cursos na Escola do Legislativo
No encerramento das atividades alunos receberam os comprovantes de conclusão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook