Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso emite parecer sobre extinção de conselho tutelar em Tarilândia
A extinção de uma entidade criada por Lei e já estabelecida, não cabe em nenhuma norma ou legislação
Atendendo ao pedido dos conselheiros tutelares do município de Jaru, para que a Assembleia Legislativa se manifestasse sobre a possível extinção do Conselho Tutelar que atende o distrito de Tarilândia, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, emitiu parecer jurídico sobre a possibilidade de extinção do conselho tutelar no distrito.
De acordo com a Comissão, que se reuniu, ordinariamente no plenarinho 1 da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (03), presidida pelo deputado Alex Silva (Republicanos) e com a presença dos membros Ismael Crispin (PSB) e Anderson Pereira (Pros), só existe um conselho tutelar na cidade de Jaru para atender aos distritos da região.
O advogado do setor jurídico da Casa de Leis, Arthur Ferreira Veiga emitiu parecer sobre o pedido de extinção apresentado pelo executivo municipal durante alteração de uma Lei. De acordo com o advogado, não existe a possibilidade de extinção, pois o mesmo não existe. “A Lei que regula o conselho Tutelar estabelece apenas uma unidade da instituição em Jaru, contendo, obrigatoriamente cinco membros para atender ao município. Esse mesmo conselho deve atender os distritos da região”, relatou.
Como sugestão, o advogado disse que não há impedimento para que a própria prefeitura crie um novo conselho, no distrito de Tarilâdia, mas que a extinção de uma entidade criada por Lei e já estabelecida, não cabe em nenhuma norma, ou legislação.
O deputado Alex Silva, ao fim da reunião, fez o encaminhamento do parecer da Comissão, com cópia da ata da reunião para a prefeitura, para o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Jaru, além da Associação do Conselho Tutelar.
Joaquim Teixeira presta homenagem a líderes da Omeji
A entrega de moções de aplauso a membros da Ordem dos Ministros Evangélicos de Ji-Paraná ocorreu na sessão solene de sexta-feira (29)
Câmara instaura CPI para investigar vereadores afastados
Cidadão protocolou pedido de Comissão Processante na segunda-feira (2)
“Governo do Ovo”
Tudo mais caro e mais difícil, mesmo assim o povo anda feliz como pinto no lixo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook