Comissão rejeita projeto que exige “prova qualificada” na abertura de inquérito sobre conduta de policiais
O relator, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), recomendou a rejeição do texto
Paulo Ganime recomendou a rejeição do texto
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados rejeitou o Projeto de Lei 2628/19, que condiciona a abertura de inquérito para investigar a conduta de policiais militares e civis à apresentação de “prova qualificada” pela parte ofendida ou por quem tenha conhecimento da eventual infração.
O relator, deputado Paulo Ganime (Novo-RJ), recomendou a rejeição do texto. “São assuntos minuciosamente regulamentados, e a inclusão de um termo com alto grau de abstração, como ‘prova qualificada’, sem que exista nessas normas a definição do que se trata, poderá comprometer o processo inteiro”, disse.
A proposta rejeitada, do deputado Heitor Freire (PSL-CE), pretendia alterar o Código de Processo Penal Militar e o Regime Jurídico dos Policiais Civis a fim de evitar acusações vazias.
“A denúncia que antecede a abertura de inquérito na Justiça Militar e aquela que embasa o início de procedimento disciplinar contra o policial civil devem vir devidamente acompanhadas de conjunto mínimo de provas”, defendeu Freire.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Comissão aprova projeto que prevê financiamento público para policiais comprarem armas
O substitutivo inclui a medida proposta na Lei 13756/18, que trata do Fundo Nacional de Segurança Pública. A proposição original cria uma lei nova
Governo de Rondônia entrega 30 drones para reforço das ações de segurança pública
As 30 unidades de veículo aéreo não tripulado (Drone) foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública
Em Porto Velho/RO, PRF apreende 6 kg de Maconha
Droga ilícita poderia render até R$ 15 mil aos infratores
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook