Comitê coordenado pela Semusa busca ações que buscam diminuição de acidentes e óbitos no trânsito

​​​​​​​Melhorar o trânsito de Porto Velho é uma das prioridades da gestão do prefeito Hildon Chaves

Comdecom
Publicada em 20 de setembro de 2019 às 16:21
Comitê coordenado pela Semusa busca ações que buscam diminuição de acidentes e óbitos no trânsito

A Secretaria Municipal de Saúde está tomando medidas que visam a diminuição de acidentes e óbitos no trânsito. Para isso, a apoiadora do Ministério da Saúde para o Projeto Vida no Trânsito para as capitais de Rondônia, Tocantis, Roraima, Pará, Amapá e Acre, Ana Amélia Galas Pedrosa, esteve em Porto Velho, recentemente.

O objetivo da visita foi monitorar as ações do Projeto Vida no Trânsito, pactuadas pelo Comitê, que é responsável em articular a gestão em âmbitos estadual e municipal para o fortalecimento e execução das ações pactuadas no Plano Municipal de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.

Ana Amélia se reuniu com representantes das instituições do Comitê para discutir uma pauta no sentido de buscar avanços no programa, cujo objetivo é reduzir morte e lesões causadas por acidentes de trânsito.

A coordenadora do Comitê, Régia Martins, esclareceu que o colegiado foi formado a partir de uma solicitação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que os cinco países que registravam maior índice de mortalidade por acidentes, elaborassem planos, para diminuir esses indicadores.

Naquela época, o Brasil aparecia em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Então foi instituído o Plano da Década de Segurança Viária, com o principal objetivo de reduzir em 50% o número de acidentes e óbitos por acidentes de trânsito, até 2020.

“As diversas instituições do município e estado têm desenvolvido ações e conseguido alcançar a meta pactuada, estando próximos a alcançar os 50%”, destaca Régia Martins.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook