Comitê da ONU pede que Lula participe de eleição
Itamaraty vai encaminhar recomendação para Judiciário.
O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu ontem (17) um documento que sugere ao governo brasileiro que reconheça os direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, divulgou nota informando que o pedido da ONU será encaminhado ao Judiciário e que a iniciativa tem peso de recomendação, pois não é “juridicamente vinculante”.
“O teor da deliberação do comitê será encaminhado ao Poder Judiciário”, diz a nota do ministério. “O comitê, órgão de supervisão do Pacto de Direitos Civis e Políticos, é integrado não por países, mas por peritos que exercem a função em sua capacidade pessoal. As conclusões do Comitê têm caráter de recomendação e não possuem efeito juridicamente vinculante.”
O Itamaraty informou ainda que a delegação permanente do Brasil em Genebra (Suíça) não foi comunicada da recomendação. “Tomou conhecimento, sem qualquer aviso ou pedido de informação prévios, de deliberação do Comitê de Direitos Humanos”.
A reação do comitê é uma resposta a uma consulta encaminhada pelos advogados do ex-presidente no começo deste ano. No momento, o ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o relator do registro de candidatura de Lula, condenado em segunda instância e que está preso em Curitiba.
Comunicado
O comunicado, expedido pelo Comitê da ONU, a que a Agência Brasilteve acesso, está escrito em inglês e tem 20 linhas. Nele, a palavra request, em inglês, que significa solicitar e pedir, é usada duas vezes. O documento diz que Lula, mesmo preso, deve desfrutar do exercício dos direitos políticos, como candidato presidencial, incluindo o acesso à mídia e contato com integrantes do seu partido político.
No documento, os peritos afirmam ainda que se a recomendação não for seguida, Lula poderá sofrer “danos irreparáveis” no direito de votar e ser votado, conforme o Artigo 25, da Convenção do Pacto de Direitos Civis e Políticos, do qual o Brasil é signatário. O pedido reitera que não representa decisão alguma sobre o mérito relativo à prisão e condenação do ex-presidente da República.
Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do triplex em Guarujá. Desde 7 de abril, ele está detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Outro lado
Para a defesa de Lula, a recomendação das Nações Unidas é um reconhecimento das violações aos direitos civis e políticos do ex-presidente. Os advogados Cristiano e Valeska Zanin Martins interpretam ainda que o ex-presidente tem condições de participar do processo eleitoral.
Segundo a defesa, Lula tem condições de concorrer às eleições presidenciais até a existência de decisão transitada em julgado em um processo justo, assim como será necessário franquear a ele acesso irrestrito à imprensa e aos membros de sua coligação política durante a campanha.
Deputados da 10ª Legislatura tomam posse nesta sexta-feira
Evento acontecerá a partir das 14h na casa de eventos Talismã 21, em Porto Velho.
Deputado Adelino Follador acompanha reforma do colégio Tiradentes em Ariquemes
Parlamentar ficou surpreso com o aumento de vagas e se colocou à disposição para auxiliar em outras demandas.
Geraldo da Rondônia anuncia que irá propor CPI para averiguar condições de barragens no Estado
Sobre a proposta de abertura de CPI, o parlamentar afirmou quem está se baseando na ideologia de iniciar processos investigativos que deverão avaliar os riscos de rompimentos das barragens em todo o Estado, e eventuais causas e consequências.
Comentários
Estes dos direitos HUMANOS devem se preocuparem e com os venezuelanos que estao a todo momento vindo para o BRASIL atras de comida e digo mais a ONU direitos humanos pode se quiser ajudar ao Brasil pedindo ao, preso Luiz Inacio que devolva o produto do roubo ai sim e ajuda, as pedir que preso ladrao condenado venha a ser votado e abusar do POVO BRASILEIRO.
Kkkkk, alguém já viu a ONU emitir documento pedindo o respeito aos direitos políticos do ex presidente da França, primeiro ministro de portugal? A ONU comunista só faz isso quando é país pobre e comunista, bem igual ao comitê de direitos humanos, aquele mesmo que os EUA saíram porque promovem o crime, não direitos.
Kkkkk, alguém já viu a ONU emitir documento pedindo o respeito aos direitos políticos do ex presidente da França, primeiro ministro de portugal? A ONU comunista só faz isso quando é país pobre e comunista, bem igual ao comitê de direitos humanos, aquele mesmo que os EUA saíram porque promovem o crime, não direitos.
Os representantes do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas estão de sacanagem ou fumaram cocô de rato estragado!!! Esses ridículos não mandam nada no Brasil !!! O Poder Judiciário Brasileiro é Soberano. Essa recomendação seria como uma "ATA de reunião de Condomínio" não serve nem para limpar..... !!! PTRALHAS acabou a mamata!!! A Venezuela é logo alí. O Bandido do LULADRÃO está no sal.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook