Jorge Barreto
Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) tem saído dos laboratórios e ambientes de pesquisa e aparecido cada vez mais no dia a dia das pessoas. Hoje percebemos que com a IA podemos otimizar processos e trazer ganhos significativos em eficiência e redução de custos, em diversas áreas como saúde, educação e negócios.
Na saúde por exemplo, a IA tem sido utilizada para melhorar diagnósticos e tratamentos, como é o caso da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina em imagens de ressonância magnética para detectar lesões cerebrais de forma mais precisa. Esse processo, demorado e trabalhoso se realizado por um profissional, pode ser feito de forma mais rápida e eficiente pela IA permitindo que o tratamento adequado seja iniciado o mais rápido possível.
Em processos empresariais, a IA pode ser aplicada para analisar dados de comportamento de consumo para segmentar melhor o público e personalizar campanhas publicitárias, o que pode levar a um aumento nas vendas. Além disso, a IA pode ser usada para otimizar processos logísticos, como a programação de rotas de entrega, reduzindo os custos de transporte e aumentando a eficiência.
Na educação, a IA tem sido aplicada para personalizar o aprendizado dos alunos, adaptando o conteúdo às necessidades individuais de cada um. Um exemplo disso é o uso de plataformas de aprendizado que utilizam IA para criar um plano de estudos personalizado para cada aluno, levando em consideração seu nível de conhecimento e sua forma de aprendizado.
Temos também o Chat GPT, uma IA que é capaz de responder a perguntas de forma rápida e segura, dessa forma podendo ser usado para auxiliar os alunos como uma fonte de pesquisa, fornecendo respostas para suas dúvidas. Para o professor, o Chat GPT pode ser usado para auxiliar na construção de aulas e questões, diminuindo o tempo gasto nessas tarefas.
A IA tem se mostrado cada vez mais presente em nosso dia a dia, transformando a maneira como trabalhamos e vivemos. Com seu potencial de otimização de processos, essa tecnologia promete revolucionar diversas áreas, trazendo mais eficiência e redução de custos para empresas e uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
*Jorge Barreto é Mestre em Computação Aplicada e professor das disciplinas de Inteligência Artificial e Programação Estruturada do curso de Sistemas de Informação da Rede UniFTC.
|
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook