Como ajudar seu cachorro a fazer menos barulho sem maltratá-lo

Primeiramente, você precisa entender que o seu cachorro vai latir!

Tudorondonia
Publicada em 25 de setembro de 2019 às 10:20
Como ajudar seu cachorro a fazer menos barulho sem maltratá-lo

Foto: Google imagens

Os cães são os melhores amigos do homem, sempre leais, protegem quem amam e a convivência com eles, que logo se tornam praticamente membros da família, pode aliviar até sintomas de depressão. Mas muitas vezes os latidos deles podem incomodar em algumas situações.

Primeiramente, você precisa entender que o seu cachorro vai latir! É da natureza dele e a principal forma do seu amigão se comunicar, inclusive para demonstrar sentimentos e chamar a sua atenção.

O que você precisa ficar atento é se o latido não é excessivo, o que se torna desconfortável tanto para o cão quanto para quem convive com ele. Por isso, antes de tudo, você deve entender as causas.

Confira abaixo como ajudar seu cachorro a fazer menos barulho sem maltratá-lo.

Causa do latido

O primeiro passo é você tentar identificar a causa do latido. Cachorros latem quando estão com fome, com medo para buscar ajuda, para pedir atenção, demarcar território, quando está com alguma dor, de solidão ou de tédio, na presença de outros cachorros, para te avisar de algo que ele não gostou, ou simplesmente de felicidade.

Assim que você identificar a causa do latido, caso seja realmente excessivo, algumas técnicas serão bem eficientes.

Fique calmo!

Não adianta gritar com o cachorro. Eles agem por observação, então ao gritar ele pode entender que o barulho excessivo é permitido naquele espaço. Depois disso, tente agir na causa: se você identificou que é fome, alimente-o, se achar que ele está com alguma dor, talvez seja a hora de visitar um médico veterinário.

Eduque o cão

O fato de que você não deve gritar não anula a ideia de que ele precisa entender que aquele comportamento é errado. Fale com firmeza, para que ele entenda que o comportamento é errado. Para facilitar, você deve impor limites. Uma boa dica é dar um limite máximo de latidos. Latiu mais de 7 vezes seguidas? Corrija-o.

Além disso, a recompensa é uma boa saída para estimular essa mudança de comportamento. Assim que ele parar de latir você pode fazer um carinho, dar um petisco ou até levá-lo para passear.

Não deixe de passear com o cachorro

Às vezes o fato do cachorro latir excessivamente para pessoas e outros cachorros pode fazer com que os donos evitem passear com ele. Mas saiba que os momentos de lazer são essenciais para a qualidade de vida do seu bichinho e ele precisa se acostumar com ambientes externos.

Usar uma coleira antilatido pode ser uma boa saída para o problema, permitindo lidar com a situação sem maltratar o cão. Uma coleira antilatido é um dispositivo que se ajusta ao pescoço dos cães e emite um certo tipo de reação contra o latido. O cão pode ser submetido a impulsos elétricos (insignificantes), sons, vibrações ou odores.

No mais, o importante é você sempre estar atento às mensagens que seu cachorro está lhe passando. Afinal, seu filho de quatro patas está sempre pronto para lhe dar a melhor amizade e o amor mais puro.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook