Como ajudar um dependente químico a sair das ruas?

É comum encontrar muitos dependentes químicos em situação precária nas ruas. Confira dicas de como ajudar essas pessoas a sair do vício e das ruas

Redação
Publicada em 15 de julho de 2021 às 16:01
Como ajudar um dependente químico a sair das ruas?

Além de ser uma doença crônica, a dependência química pode ser considerada como um grande problema de saúde pública, que afeta diretamente e indiretamente muitos indivíduos e a sociedade.

É extremamente comum que pessoas viciadas em substâncias químicas percam o controle e o discernimento sobre o que é certo e errado, muitas vezes chegando a situações precárias de perder a profissão, família, carro, casa e precisar recorrer às ruas como forma de sobrevivência e de sustento para o vício das drogas.

Lidar com dependentes químicos não é uma tarefa fácil e convencê-los a procurar uma clínica de reabilitação de drogas, principalmente se tratando de pessoas em situação precária que em grande parte das vezes não possuem vontade ou condições de tratamento.

Formas de ajudar os dependentes químicos a sair das ruas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química é uma doença crônica, progressiva e incurável, que pode ser tratada.

No entanto, se tratando dos moradores de rua o acesso a serviços de saúde é extremamente difícil, necessitando de ações dos setores públicos responsáveis pelas áreas de assistência social e segurança pública. Entenda como é possível ajudar dependentes químicos a saírem das ruas:

Acompanhamento psicológico

O acompanhamento psicológico é um ponto fundamental dentro do tratamento para dependentes. Esse método tem como objetivo tratar as questões emocionais que possam ter levado o dependente a essa situação, além de tratar os problemas psicológicos causados pela dependência química.

Comunidades terapêuticas

O principal objetivo das comunidades terapêuticas é oferecer uma estrutura voltada para disponibilizar todo suporte e auxílio necessário para que os dependentes de substâncias químicas possam se tratar.

Tudo isso através de uma equipe de profissionais especializados no assunto, com médicos, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras para atender todas as demandas referentes à saúde física e psicológica dos dependentes químicos.

Esse processo é fundamental para a desintoxicação das substâncias químicas do organismo do dependente químico e para que ele esteja preparado para conviver em sociedade.

A internação compulsória

A internação compulsória é a melhor solução para tratar os casos em que o dependente químico se recusa a procurar uma clínica de reabilitação, enquanto ele corre riscos.

Dessa forma, a família deve solicitar um pedido junto ao Ministério Público do município para que a internação seja realizada.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook