Como cultivar o otimismo
Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Janguiê Diniz - Fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional - Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo
Já escrevi em outras oportunidades que uma das grandes maneiras de cultivar o otimismo e criar perspectivas positivas é praticar o reenquadramento cognitivo – ou reenquadramento positivo. Ou seja, aprender e habituar-se a olhar para as coisas a partir de um ponto de vista para nós mais vantajoso. Além da repetição constante de frases positivas, existem atitudes e posturas bastante simples que você pode ter para cultivar a positividade e criar perspectivas positivas.
Praticar a gratidão é uma ótima maneira de aumentar o otimismo e a perspectiva positiva, pois ajuda a enxergar as coisas boas que existem na vida e a sentir-se mais positivo e pleno. Ela também nos coloca em uma posição de humildade, pois aceitamos com deleite o que nos foi dado e, com isso, abrimos as portas da abundância. Do contrário, só nos lembraríamos de pedir algo a Deus, esquecendo-nos do quanto já nos foi dado.
Pense em coisas que você gosta de fazer e faça mais delas. Isso ajuda a mudar para melhor a sua perspectiva e a ver as coisas de uma forma mais positiva. Outro ponto importante é também procurar gostar do que você faz. Isso motiva a trabalhar para alcançar resultados com excelência, investindo energia e habilidades para fazer o melhor. Quando só corremos atrás de fazer o que gostamos, não nos abrimos para o novo, que muitas vezes está bem próximo, mas não vemos, porque nossa cabeça está limitada.
Falhar faz parte da vida e é importante aprender a lidar com isso de maneira saudável. Em vez de se culpar ou ficar desanimado, tente ver o fracasso como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Uma frase popular atribuída a Napoleon Hill diz que “todo fracasso carrega consigo a semente de um sucesso equivalente”. Então, continue plantando boas sementes em vez de lamentar a perda eventual de uma colheita.
Ademais, o otimismo e a perspectiva positiva são contagiosos, por isso, é importante cercarmo-nos de quem tem essas atitudes. Além disso, também é necessário ter por perto pessoas em quem podemos confiar e com quem compartilhar nossos pensamentos e sentimentos, pois isso também nos ajuda a manter o positivismo em todos os sentidos. Essas pessoas acabam sendo um ponto de apoio e proteção quando as coisas ficam realmente difíceis, não nos deixando desanimar.
Mantenha claro em sua mente que atitudes e posturas como essas, práticas e bastante simples, auxiliam a cultivar o otimismo e a positividade e a desenhar perspectivas positivas para o futuro. Elas ajudam a moldar o pensamento e a programação mental, provocando atitudes mais positivas e de sucesso. Corpo e mente caminham alinhados.
Programa de capacitação para empreendedoras impulsiona mulheres e negócios em Porto Velho
Oficinas oferecidas pelo Procem proporcionam conhecimento e habilidades para os negócios
Prefeitura de Porto Velho lança campanha educativa para regularização de estabelecimentos comerciais
Semusb orienta comerciantes sobre licenciamento baseada no Código de Posturas Urbanas
Complexo da Estrada de Ferro será reaberto no dia 4 de maio
Durante os três primeiros meses de abertura do Complexo, a Prefeitura de Porto Velho dará suporte no funcionamento do museu à empresa vencedora da concessão
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook