Como escolher um guarda-roupa para o seu quarto?

O espaço disponível para encaixar o móvel é um fator fundamental para a decisão. Saiba o que mais você precisa considerar

Da redação/ Foto: Divulgação
Publicada em 22 de setembro de 2021 às 15:48
Como escolher um guarda-roupa para o seu quarto?

O guarda-roupa é um dos móveis mais importantes de um quarto. Ele não deve ser muito pequeno, para acomodar tudo confortavelmente, mas também não pode ser grande demais, para não “pesar” na decoração ou atrapalhar a circulação.

No mercado há várias opções de estilo, material e também algumas definições como guarda-roupa de casal ou de solteiro, com ou sem espelho, com porta de correr ou de abrir, etc. Isso é bom, pois dá alternativas interessantes para diferentes casos, mas também pode deixar muita gente perdida, sem saber escolher.

Qual é o guarda-roupa perfeito? A resposta é: depende de alguns fatores. Para te ajudar, fizemos uma lista com algumas dicas importantes para fazer uma boa escolha.

Avalie o espaço disponível

Pegar uma fita métrica e medir com precisão o espaço que você terá para esse móvel é a dica mais importante de todas e, por isso, estamos começando por ela. Além de determinante para escolher o tamanho do guarda-roupa, esse fator também vai influenciar nas outras especificações do móvel.

Se o seu quarto é espaçoso, escolher um guarda-roupa robusto e com mais portas é uma ótima ideia, pois deixa o ambiente elegante e facilita o manuseio das peças no dia a dia. No entanto, se o seu ambiente é pequeno, você precisa escolher um guarda-roupa que também seja e que, de preferência, tenha portas de correr. Os modelos com espelho na porta são boas opções para ambientes menores, pois ajudam a dar a sensação de amplitude.

Olhe para os outros móveis

É muito importante olhar para a decoração do ambiente como um todo. O ideal é que todos os móveis conversem entre si e, como o guarda-roupa é uma peça grande, vai ficar muito visível se não for este o caso.

Isso não quer dizer que você precise, necessariamente, comprar móveis da mesma cor ou que façam conjunto, apesar de essa também ser uma boa ideia. No entanto, vale avaliar se o resultado vai ser um ambiente harmônico e que tenha a ver com o seu estilo de decoração.

Os modelos mais robustos são clássicos, mas podem não ser uma boa opção se você já tem outros móveis robustos no quarto, a menos que você tenha bastante espaço. Para ambientes pequenos, a dica é investir em um design mais clean, tanto para o guarda-roupa quanto para os outros móveis.

Entenda o que você vai precisar guardar

Independentemente do tamanho do guarda-roupa, você vai precisar de uma boa lógica de organização para guardar tudo o que precisa. Portanto, antes de fazer a sua escolha, é fundamental olhar para o que pretende guardar no quarto. 

Se você tem muitas camisetas e peças pequenas, é interessante que o móvel tenha várias gavetas, pois elas facilitam a organização. Se tem muita roupa social, preste atenção na quantidade de cabideiros. Muitos sapatos? Veja em que espaço vai poder acomodá-los.

Também é importante avaliar se o modelo escolhido tem maleiro, compartimento muito útil que serve não apenas para guardar as malas, mas pode acomodar também outras peças, como toalhas, cobertores, roupas de cama e de inverno. Nos modelos pequenos, essa função é ainda mais útil.

Preste atenção na qualidade

O guarda-roupa costuma ser um investimento de longo prazo e, portanto, quase sempre vale a pena pagar um pouco mais por qualidade. Observe o acabamento, teste as portas de correr e pergunte se aquele material é resistente à umidade, ao sol e a outras condições específicas do seu ambiente.

Muitos modelos econômicos são feitos com material de pouca qualidade, o que significa que não devem durar muito. É importante fazer o devido investimento, a fim de evitar um novo gasto em pouco tempo.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook