Como escrever melhor o trabalho de escola ou faculdade

Não existe um modelo pronto para copiar e deslanchar, mas você pode ter uma estrutura básica e se desenvolver através dela

Redação
Publicada em 10 de agosto de 2022 às 09:44
Como escrever melhor o trabalho de escola ou faculdade

Seja para fazer uma revisão bibliográfica, projeto de pesquisa, monografia ou até um artigo para a escola, você precisa saber escrever bem. Não existe um modelo pronto para copiar e deslanchar, mas você pode ter uma estrutura básica e se desenvolver através dela. 

Como em um exemplo de revisão bibliográfica para TCC ou revisão de literatura se deve saber as normas ABNT, metodologia e outros detalhes, a escrita pode ficar um pouco travada. Veja como praticar e deixar esse processo mais fluido.

Formas de praticar e aprimorar a escrita

Seja para fazer aquela revisão teórica para TCC ou o trabalho da escola, é fundamental praticar a escrita. Afinal, é através dela que seu conhecimento será passado e avaliado. Para tanto, a prática é fundamental, porém há alguns pulos do gato para te deixar ainda melhor, com mais técnica e em menos tempo. Veja como praticar a sua escrita corretamente.

Faça fichamentos

Seja para aprender melhor, se preparar para um trabalho da escola ou fazer uma revisão bibliográfica, os fichamentos são essenciais. De forma bem resumida, eles são uma forma de resumo do que diz o livro, artigo ou até mesmo filme. Porém, para ter validade e usabilidade, deve seguir uma estrutura, citando sempre a página, nome do autor, da obra e outros elementos de referência.

Além de aumentarem seu arcabouço, os fichamentos te ajudam a treinar a escrita, passando seus pensamentos e paráfrases para o papel, de forma sistematizada. Isso é fundamental para ter uma escrita mais fluida durante o Trabalho de conclusão de curso ou da escola, pois te levará à excelência através da prática.

Leia mais e melhor

Quanto mais você lê, mais conexões neurais faz. Ainda melhor se a leitura for na sua área de interesse profissional ou acadêmico, pois expande seu arcabouço, trazendo ideias de temas que podem te ajudar no futuro. Ter uma bagagem cultural ajuda a encontrar os caminhos da escrita, mesmo quando não parecer ter relação com o que está sendo feito.

A leitura ajuda a criar estrutura narrativa, expande o vocabulário, ajuda a ter novos olhares sobre uma mesma realidade e traz consigo também a capacidade de questionar, criar e trilhar novos caminhos literários.

Use um método de leitura por tópicos

Antes de começar a ler, escaneie o texto, buscando palavras e frases-chave, a fim de compreender o contexto geral. Isso ajuda a assimilar melhor a ideia que está sendo passada, tornando a leitura muito mais proveitosa. Anote os pontos principais no seu fichamento.

Também na hora de escrever, procure estruturar o texto primeiro, sabendo qual é o assunto que vai em cada parte, facilitando assim a organização e consequentemente, facilitando essa leitura por tópicos ou palavras-chave.

Pratique a estrutura solicitada no trabalho 

Se você for escrever um TCC, então aprenda como é sua estrutura e leia outros já escritos para a mesma instituição de ensino que você estuda. Se for uma redação, por exemplo, busque as redações nota mil do ENEM, leia e pratique. Busque sempre novos olhares, porém dentro das normas estabelecidas e a única forma de fazer isso corretamente é praticando.

Use ferramentas para te ajudar na correção

Para deixar seu texto impecável, você pode utilizar corretores ortográficos, tanto o do Word, quanto outras versões online, como o grammarly, que corrige tudo o que você escreve e dá sugestões de melhoria.

Claro que tantas vantagens podem trazer também problemas. Afinal, todo o material que você está escrevendo, pode ser lido e gravado por vários aplicativos. Por isso é fundamental saber escolher bem, para proteger seus dados pessoais enquanto escreve seu TCC ou trabalho escolar.

Praticar a escrita do TCC ou trabalho escolar é simples, mas requer esforço, constância e técnica.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook