Como fazer treinamento de garçom?

Entenda por que é tão importante investir em um atendimento de excelência

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 18 de maio de 2022 às 17:23
Como fazer treinamento de garçom?

São muitos os fatores envolvidos na satisfação e na fidelização de clientes em um restaurante. A maioria deles está diretamente relacionada às pessoas que trabalham no seu estabelecimento, seja quem cozinha, quem limpa ou quem serve. Todos precisam trabalhar em harmonia e prezando a qualidade.

Os garçons e as garçonetes são peças-chave e merecem atenção especial, pois são eles que lidam diretamente com os clientes. Não são raras as histórias de pessoas que nunca mais voltaram a um restaurante no qual não gostaram do atendimento. Por isso, um bom treinamento de atendimento a restaurantes é fundamental.

Uma das melhores formas de garantir um atendimento de excelência é contratar uma consultoria especializada em treinar outras equipes no setor em que você atua. Os resultados vão impactar diretamente o seu faturamento, ou seja, não é gasto, é investimento.

No entanto, mesmo que você vá pagar alguém para treinar seus garçons, é importante que o atendimento seja pensado com a cara da sua empresa. Portanto, sua participação será fundamental. A seguir, veja uma lista de pontos que você precisa levar em consideração.

Lembre-se de qual é seu público-alvo

Mesmo que a sua intenção seja atrair públicos diversos, você deve ter uma ideia de que tipo de pessoas frequentam o seu restaurante. Qual a faixa etária predominante? Do que essas pessoas gostam? Como elas querem ser tratadas? Isso vai ser determinante para seguir ao próximo item dessa lista.

Defina uma cara para o seu atendimento

Os seus garçons estão entre as primeiras (e as últimas) impressões que as pessoas vão levar do seu restaurante. Isso precisa estar alinhado ao estilo e ao propósito do seu estabelecimento, assim como ao seu público, desde o uniforme, passando pela forma de cumprimentar e pelo nível de formalidade ou informalidade da linguagem.

Pense na ordem das coisas

Todo bom atendimento parte de um bom planejamento, e a ordem dos fatores importa. Isso quer dizer que você precisa definir processos: como os pedidos serão retirados, como eles serão passados à cozinha, como serão servidos. É um planejamento de logística, que pode incluir até a melhor rota até cada mesa.

Dê o exemplo

Sempre que você contrata um novo garçom, pode ser uma boa ideia mostrar a ele como um cliente deve ser tratado no seu restaurante. Se não puder fazer isso, peça a um garçom experiente e no qual você confia que o faça.

Mesmo que não seja diariamente, é interessante que você ou seu sócio (caso tenha) marquem presença no salão, não só para supervisionar o atendimento, mas também para dar exemplo.

Considere o tempo 

Ninguém gosta de um lugar onde demora para ser atendido. Por isso, é importante que seus garçons sejam treinados para a maior agilidade possível. Se alguém já puder receber os clientes na porta e tirar os primeiros pedidos assim que eles se sentam, perfeito!

Valorize o cardápio

É muito importante que seus garçons saibam, na ponta da língua, os carros-chefe do seu cardápio, não só a título de agilidade, mas também a título de sugestão. Se você trabalha com prato do dia, ele deve ser ressaltado sempre no início do expediente, inclusive com detalhes dos ingredientes.

Treine para conflitos

Imprevistos acontecem, mas quase todos podem ser contornados se os seus garçons estiverem treinados para lidar com situações-conflito. Boa parte delas, como cliente insatisfeito com a comida ou querendo trocar itens de um prato, pode ser prevista. 

Faça uma lista do que pode acontecer e oriente os seus garçons sobre como proceder. Isso evita que tudo tenha que passar por você no dia a dia e ajuda os profissionais no processo de manejo das situações, mantendo sempre a educação, o que é fundamental. Se um cliente é mal-educado, seus garçons não são.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook