O que são superfoods?
Confira as 5 melhores dicas para a sua saúde ficar em dia!
Você já ouviu falar no termo superfoods? Fazem parte dessa categoria máxima alimentos naturais que são benéficos à nossa saúde, principalmente pela enorme quantidade de vitaminas e pela possibilidade de curar doenças.
Muitos dos alimentos que nós, brasileiros, consumimos no nosso dia a dia são considerados superfoods. Sejam verduras, legumes, frutas e grãos, quando as ingerimos, estamos assegurando maior saúde ao nosso sistema imunológico. Quer conhecer mais sobre o termo? Basta seguir a leitura até o final!
O que são superfoods?
Superfoods são alimentos — principalmente à base de plantas, mas também alguns peixes e laticínios — considerados nutricionalmente densos e, portanto, bons para a saúde.
Mirtilos, salmão, couve e açaí são apenas alguns exemplos de alimentos que ganharam o rótulo de "superalimento". No entanto, não há critérios definidos para determinar o que é e o que não é um superalimento.
Os superalimentos contêm uma variedade de nutrientes, como antioxidantes, que podem prevenir o câncer.
Eles também têm gorduras saudáveis, pensadas para prevenir doenças cardíacas; fibra, pensada para prevenir diabetes e problemas digestivos; e fitoquímicos — os produtos químicos nas plantas responsáveis por cores e cheiros profundos, que podem trazer inúmeros benefícios à saúde.
Consumir alimentos cheios de nutrientes (como muitos dos chamados superalimentos) é, certamente, uma boa ideia.
O que torna um alimento um superalimento?
Os superalimentos são, em certo sentido, exatamente o que parecem: uma categoria de alimentos que são supersaudáveis. No entanto, nem todo alimento saudável é um superalimento.
Em particular, os superalimentos são ricos em:
-
Antioxidantes: esses compostos naturais protegem as células contra danos e podem diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e outras doenças;
-
Minerais: esses nutrientes essenciais (pense em cálcio, potássio, ferro e similares) ajudam seu corpo a funcionar em seu nível mais alto;
-
Vitaminas: é melhor obter esses compostos orgânicos de alimentos naturais — como superalimentos — do que de suplementos.
Quais são alguns dos principais superfoods?
A couve faz jus ao hype que atraiu como um superalimento, mas o mesmo acontece com a maioria das folhas verdes escuras: acelga, couve, mostarda (incluindo rabanete), espinafre (e outros da família do amaranto) e repolho.
Inclua brócolis nessa lista também. É da família repolho-mostarda. A versão moderna é cultivada por sua flor em vez de suas folhas. Esses vegetais escuros são carregados com vitaminas A, C e K, além de fibras, cálcio e outros minerais.
Batata-doce e abóbora também costumam fazer parte da lista de superalimentos, por razões semelhantes às listadas para folhas verdes. Ambos os tipos de alimentos são geralmente excelentes fontes de fibra, vitamina A e muito mais. Eles também são naturalmente doces e não requerem manteiga, creme ou sal, como normalmente adicionado às batatas.
Feijões e grãos integrais também estão incluídos nas listas de superalimentos. O feijão é uma fonte de proteína com baixo teor de gordura. Essas pepitas de nutrição contêm fibras insolúveis, que reduzem o colesterol. Fibra solúvel, que proporciona uma sensação de saciedade mais longa; e cargas de vitaminas e minerais, em grande parte ausentes na dieta americana típica, como o manganês.
Nozes e sementes contêm altos níveis de minerais e gorduras saudáveis. Embora sejam adições comuns nas listas de superalimentos, a desvantagem é que são ricas em calorias. Um punhado rápido de nozes pode conter mais de 100 calorias.
Os grãos integrais — assim chamados porque, ao contrário dos refinados, não são despojados do farelo que contém nutrientes e da parte germinativa durante o processamento — têm benefícios semelhantes aos encontrados no feijão, embora não contenham tanta proteína.
A quinoa não é um grão, mas cozinha como um, e também é uma fonte notável de proteínas, de vitaminas, de minerais, de fibras e de antioxidantes.
Como o Marketing Digital favorece a pequena empresa
Isso significa que as pequenas empresas podem investir em ações de marketing digital para alavancar as vendas, tornar a marca mais conhecida e conquistar mais oportunidades de negociações e crescimento no mercado
'Marketing Digital' vai ser tema de rodada de conversa promovida pela Sedec nesta quinta-feira
Palestra vai abordar como impulsionar a empresa pelas redes sociais e muitas outras estratégias de marketing digital aplicáveis
Vara da Infância promove ação em alusão ao Dia do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
A ação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook