Como não ser enganado na Black Friday 2019

A loja pode ser denunciada no PROCON, mas a denúncia não pode ser realizada anonimamente

Redação
Publicada em 18 de dezembro de 2019 às 09:30
Como não ser enganado na Black Friday 2019

A Black Friday é uma ação comercial comum nos Estados Unidos que foi adotada pelos brasileiros em 2011. O problema é que muitas lojas anunciam promoções “falsas” com os mesmos valores e em alguns casos superiores do restante do ano.

Por isso, se você pretende realizar uma compra nessa data, pesquise antecipadamente os preços e fique atento aos direitos do consumidor. Verifique a segurança do site e desconfie de promoções fora da realidade, existem muitos golpes com páginas falsas na internet.

Faça uma lista do que realmente precisa e quer comprar, pratique o consumo consciente equilibrando os impactos positivos e negativos dessa compra, visite e foque nas áreas de atuação apenas da sua lista. Não compre produtos apenas pelo desconto, veja se realmente precisa.

Antes de ir até à loja e levar o produto, verifique se seu produto não está com defeito. Os lojistas costumam aproveitar essas datas para esvaziar estoque perto de vencimento, ou vender produto com defeito.

A loja deve reparar a falha da sua mercadoria em até 30 dias e caso não ocorra é direito do consumidor receber o dinheiro integral de volta, troca do produto por outro ou algum outro acordo entre ambas as partes.

O consumidor tem direito a desistência da compra em até sete dias, mas esse artigo da lei só vale para quando a compra for realizada fora de um estabelecimento comercial, como, por exemplo, por via digital ou catálogos.

Os direitos básicos do consumidor, algumas vezes não são respeitados pelos comércios e quando você já conhece o assunto, dificilmente cairá nesses tipos de golpes.

A garantia do direito do consumidor não pode ser diferente do que está descrito na lei. Sendo assim, o consumidor tem trinta dias para reclamar de produtos não duráveis e noventa dias em produtos duráveis.

Há casos que é necessário a ajuda de um advogado direito do consumidor para auxiliar, e algumas vezes iniciarem um processo contra o fornecedor para que consiga conquistar seu direito de consumir de acordo com o código de defesa.

Para que a situação não chegue a tal ponto e não se estenda para solucionar, pesquise até quatro meses antes de realizar suas compras na Black Friday 2019, fique atento a todas as dicas dadas para não cair em falsas propagandas.

Quero reclamar

Mesmo com todas as precauções necessárias na hora da compra, algo pode ter passado despercebido e sair de um jeito diferente do planejado. E agora, o que devo fazer? Onde reclamar?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor recomenda que a negociação entre as partes, se possível, seja feita diretamente com o fornecedor, tentando solucionar o problema de uma forma amigável.

A loja pode ser denunciada no PROCON, mas a denúncia não pode ser realizada anonimamente, a reclamação pode ser realizada via internet, é só ter em mãos os dados do produto e da compra.

Caso não seja possível ou não tenha sido solucionado o problema com nenhuma das formas acima, converse com um advogado que seja especializado em direito do consumidor e inicie um processo na justiça para resolver sua pendência com a loja.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook