Como saber se sou dependente alcoólico?

Neste post, lhe damos algumas dicas sobre como você pode detectar este problema

Da redação/Foto: Divulgação
Publicada em 07 de outubro de 2022 às 11:03
Como saber se sou dependente alcoólico?

Você já deve ter se feito a seguinte pergunta: "como saber se sou dependente alcoólico?".

Abusar de bebidas alcoólicas é muito comum hoje em dia, especialmente em uma sociedade como a nossa. Portanto, você pode ter desenvolvido uma dependência do álcool que você nem sabia que existia.

Neste post, lhe damos algumas dicas sobre como você pode detectar este problema.

Como saber se sou dependente alcoólico?

O alcoolismo é uma doença bastante comum na sociedade de hoje, e que se desenvolve a partir do consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas. O problema está no seu diagnóstico. Quando diferenciar que se trata de um vício?

Ter um vício em álcool afeta não apenas sua saúde, mas todos os setores de sua vida, como relacionamentos com sua família, com seu parceiro, eficácia no trabalho ou na faculdade.

A isto devem acrescentar-se todas as doenças do álcool, que são muito numerosas e muitas delas irreversíveis e existe até uma relação direta entre depressão e álcool.

Normalmente, este diagnóstico deve ser fornecido por um profissional de uma clínica para recuperação de alcoólatras.

No entanto, se quiser saber algumas pistas sobre se sofre de alcoolismo, pode ler o que lhe propomos neste artigo.

Sinais do alcoolismo

Lembre-se que para um diagnóstico eficaz é melhor consultar um especialista. Estas doenças devem ser tratadas com ajuda profissional para ter sucesso.

Abaixo, vamos ver os principais sinais de alcoolismo:

1.- Consumo excessivo e em qualquer ocasião

Você começa a consumir em qualquer evento, sozinho e em quantidades excessivas. A quantidade de álcool que você ingere aumenta progressivamente e você até mente para aqueles que perguntam sobre a dose consumida.

2.- Não percepção das bebidas

Você provavelmente está convencido de que a cerveja ou o vinho não são bebidas alcoólicas.

Essa má concepção é muito comum entre as pessoas que têm um vício em álcool. Isso ocorre porque o consumo dessas duas bebidas alcoólicas é muito difundido e contém menor graduação.

3.- Impossibilidade de evitar o consumo

Você pode ter tentado parar de beber álcool em algum momento. No entanto, não conseguiu e sofre sempre uma recaída no álcool.

Você está sempre buscando o mercadinho mais próximo para comprar bebidas e não consegue evitar isso de jeito nenhum.

É por isso que você precisa consultar um profissional para iniciar um tratamento do alcoolismo e conseguir superar esse vício que está afetando toda a sua vida.

4.- Síndrome de abstinência

Você tem sintomas como ansiedade, febre, suor ou insônia no momento em que tenta abandonar o consumo de álcool.

Ter medo da abstinência é muito normal, estes são sintomas físicos que afetam todas as pessoas que iniciam um tratamento para parar de beber. No entanto, com a ajuda qualificada é possível superá-la.

5.- Alteração na conduta

Você tenta evitar seus problemas com o álcool, ao mesmo tempo que quando não consegue evitá-los, você reage com violência, hostilidade e agressividade. Isso não acontece apenas quando você está bêbado, mas também quando está sóbrio.

6.- Falta de interesse em outras atividades

O álcool torna-se o centro da sua vida. Você deixa de lado as atividades de lazer que costumavam completar sua vida. Isso se diz respeito principalmente a família, amigos e ao trabalho.

7.- Ruptura e mudança do ambiente social

Ser alcoólatra também envolve procurar pessoas que estejam na mesma situação que você, e "seguir o ritmo". É por isso que as relações com amizades do passado terminam e o contato com outros alcoólatras são incentivados, suavizando o sentimento de culpa.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook