Comunidade Quilombola Santa Fé (RO) foi incluída no Programa Nacional de Reforma Agrária
Santa Fé é uma comunidade quilombola de 41 famílias com Título de Domínio (TD) de seus 1.452 hectares, localizada na margem direita do Rio Guaporé, na divisa do Brasil e da Bolívia
Membros da comunidade Santa Fé com os servidores do Incra/RO, William Coimbra e Rosilene Ferreira
As famílias da Comunidade Quilombola de Santa Fé, localizada no município de Costa Marques, em Rondônia, foram inseridas pelo Incra no Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), de acordo com a Portaria publicada no D.O.U. na quarta-feira (10), e passam agora a ter acesso às políticas públicas para a área.
O assegurador do programa quilombola no Incra/RO, William dos Santos Ramos Coimbra, explicou que a medida permitirá às famílias acessarem o Crédito Instalação, em suas diversas modalidades, como Fomento, Fomento Jovem, Fomento Mulher, Recuperação Ambiental, Habitacional, Reforma Habitacional, entre outros, e também o Pronaf A, Pronera e Terra Sol.
Santa Fé é uma comunidade quilombola de 41 famílias com Título de Domínio (TD) de seus 1.452 hectares, localizada na margem direita do Rio Guaporé, na divisa do Brasil e da Bolívia, próxima à sede do município de Costa Marques e a 713 quilômetros de Porto Velho.
Todas as famílias da comunidade possuem origem ligada aos negros de Vila Bela da Santíssima Trindade (MT) que colonizaram as regiões ao longo do rio Guaporé e seus afluentes desde 1888. Santa Fé manteve-se vinculada ao catolicismo popular tradicional da região e tem na Festa do Divino sua principal manifestação.
A equipe técnica do Incra/RO trabalha agora para a inserção no PNRA da Comunidade Quilombola de Jesus, em São Miguel do Guaporé, e Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.
Rondônia possui ainda as comunidades Pedras Negras e Santo Antônio, em São Francisco do Guaporé, Tarumã, em Alta Floresta do Oeste, comunidade Pimenteiras Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste, e Laranjeiras, em Pimenteiras.
Incluídos seis novos projetos no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário
Cidadania Plena, ação desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi incluída no Eixo Justiça e Cidadania
Comissão aprova projeto que proíbe união poliafetiva
Proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça
PARA O ADVOGADO TRIBUTARISTA DR. ARCÊNIO RODRIGUES DA SILVA, A MP DA REONERAÇÃO É INCONSTITUCIONAL!
A medida é polêmica e, se for devolvida por Pacheco, será a primeira derrota do presidente Lula (PT) junto ao Congresso em 2024
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook