Condenado a 13 anos: Polícia prende deputado estadual eleito em Rondônia; processo criminal envolve 50 pessoas
Como sua diplomação de deputado estadual eleito ocorrerá na próxima terça-feira, quando ganhará imunidade, a justiça se antecipou e decretou sua prisão, mesmo em se tratando de sentença de juízo de primeiro grau contra à qual cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Rondônia.
Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco/PC-RO) cumpriram mandado de prisão contra o vereador Jair Monte, deputado estadual eleito (PTC), e Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata, durante a manhã desta sexta-feira (14), em Porto Velho. A prisão de Jair Montes é consequência de sentença condenatória criminal, em primeiro grau, por envolvimento em fatos delituosos investigados na Operação Apocalipse. Ele foi condenado a 13 anos de prisão.
O processo criminal de 520 páginas que resultou na prisão de Jair foi sentenciado na manhã desta sexta e envolve cerca de 50 pessoas, entre empresários e servidores públicos, todos acusados, entre outros crimes, de fraude e estelionato com cartões de crédito na rede bancária.
Como sua diplomação de deputado estadual eleito ocorrerá na próxima terça-feira, quando ganhará imunidade, a justiça se antecipou e decretou sua prisão, mesmo em se tratando de sentença de juízo de primeiro grau contra à qual cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Rondônia.
O mandado de prisão contra a dupla foi expedido pelo juiz da Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, Glodner Luiz Pauletto, e refere-se, ainda, à Operação Apocalipse, desencadeada em 2013 pela Polícia Civil e que, na ocasião, já havia resultado na prisão de Jair e de Fernando da Gata, além de outras pessoas acusadas de envolvimento com o narcotráfico e outros crimes, como estelionato e fraude contra a rede bancária.
Jair Montes foi eleito deputado estadual, mas não tem imunidade parlamentar porque só tomará posse no cargo no início do próximo ano. Ele e Fernando da Gata devem ser transferidos ainda nesta sexta-feira para um presídio da capital.
Segundo a sentença, Jair Montes foi denunciado, além da prática de outros crimes, pelo envolvimento em 13 estelionatos ocorridos através de seu estabelecimento comercial (ZOOCRIA), com sua ciência e envolvimento direto.
ÍNTEGRA DA SENTENÇA:
Em Porto Velho, PRF flagra homem com 17 quilos de cocaína
A droga estava sendo transportada até a capital de Rondônia, onde seria revendida.
Armado com pistola suspeito é surrado pela população após tentar fazer roubo
Ele foi encaminhado para a Central de Flagrantes.
Mesmo com scanner parado e raio-X estragado, mulher é presa tentando entrar com drogas em presídio
Baixo número de profissionais da área impede que haja mais fiscalização.
Comentários
A assembleia vai ter que fazer um presídio só pra ela, essa corja é antiga na política, fico pensando no futuro presidente da casa que com toda certeza conta com o voto do nobre deputado e da sua imunidade parlamentar, veremos a chorume escorrer para dentro do rio madeira... Parabéns aos que se sentem representados por essa pérola.
rapaz e uma vergonha pra essa justica de porto velho se preocupar com umas coisas bestas do que ir se preocupar com a saude do estado, varias mortes que nao sao solucionada. Parabens ao estado por da atencao para umas coisas futeis.
Os eleitores "esclarecidos" de Porto Velho não têm vergonha na cara de votar em um condenado. Depois reclama que só temos políticos bandidos. Tem hora que penso ser verdadeiro o ditado que diz: o povo tem o governo que merece. Assim, temos o desgoverno em quem votamos. Parabens Porto Velho por eleger uma porcaria condenada.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook