Condenado a 13 anos: Polícia prende deputado estadual eleito em Rondônia; processo criminal envolve 50 pessoas

Como sua diplomação de deputado estadual eleito ocorrerá na próxima terça-feira, quando ganhará imunidade, a justiça se antecipou e decretou sua prisão, mesmo em se tratando de sentença de juízo de primeiro grau contra à qual cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Rondônia. 

Tudorondonia
Publicada em 14 de dezembro de 2018 às 08:10
Condenado a 13 anos:  Polícia prende deputado estadual eleito em Rondônia; processo criminal envolve 50 pessoas

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco/PC-RO) cumpriram  mandado de prisão contra o vereador Jair Monte, deputado estadual eleito (PTC), e Fernando Braga Serrão, o Fernando da Gata, durante a manhã desta sexta-feira (14), em Porto Velho. A prisão de Jair Montes é consequência de sentença condenatória criminal, em primeiro grau, por envolvimento em fatos delituosos investigados na Operação Apocalipse. Ele foi condenado a 13 anos de prisão. 

O processo criminal de 520 páginas que resultou na prisão de Jair foi sentenciado na manhã desta sexta e envolve cerca de 50 pessoas, entre empresários e servidores públicos, todos acusados, entre outros crimes, de fraude e estelionato com cartões de crédito na rede bancária. 

Como sua diplomação de deputado estadual eleito ocorrerá na próxima terça-feira, quando ganhará imunidade, a justiça se antecipou e decretou sua prisão, mesmo em se tratando de sentença de juízo de primeiro grau contra à qual cabe recurso ao Tribunal de Justiça de Rondônia. 

O mandado de prisão contra a dupla foi expedido pelo juiz da Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho, Glodner Luiz Pauletto, e refere-se, ainda, à Operação Apocalipse, desencadeada em 2013 pela Polícia Civil e que, na ocasião,  já havia resultado na prisão de Jair e de Fernando da Gata, além de outras pessoas acusadas de envolvimento com o narcotráfico e outros crimes, como estelionato e fraude contra a rede bancária. 

Jair Montes foi eleito deputado estadual, mas não tem imunidade parlamentar porque só tomará posse no cargo no início do próximo ano. Ele e Fernando da Gata devem ser transferidos ainda nesta sexta-feira para um presídio da capital. 

Segundo a sentença, Jair Montes  foi denunciado, além da prática de outros crimes, pelo envolvimento em 13 estelionatos ocorridos através de seu estabelecimento comercial (ZOOCRIA), com sua ciência e envolvimento direto. 

ÍNTEGRA DA SENTENÇA:

Comentários

  • 1
    image
    Diego 15/12/2018

    A assembleia vai ter que fazer um presídio só pra ela, essa corja é antiga na política, fico pensando no futuro presidente da casa que com toda certeza conta com o voto do nobre deputado e da sua imunidade parlamentar, veremos a chorume escorrer para dentro do rio madeira... Parabéns aos que se sentem representados por essa pérola.

  • 2
    image
    augusto melo 15/12/2018

    rapaz e uma vergonha pra essa justica de porto velho se preocupar com umas coisas bestas do que ir se preocupar com a saude do estado, varias mortes que nao sao solucionada. Parabens ao estado por da atencao para umas coisas futeis.

  • 3
    image
    altemir roque 14/12/2018

    Os eleitores "esclarecidos" de Porto Velho não têm vergonha na cara de votar em um condenado. Depois reclama que só temos políticos bandidos. Tem hora que penso ser verdadeiro o ditado que diz: o povo tem o governo que merece. Assim, temos o desgoverno em quem votamos. Parabens Porto Velho por eleger uma porcaria condenada.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook