Conferência de Assistência Social acontece na próxima semana
Evento será realizado na quarta, 29, e na quinta-feira, 30
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), vai realizar, nos dias 29 e 30 de setembro, a XII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema: “Assistência Social, Direito do Povo, Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar a desigualdade e garantir proteção social”.
De acordo com a pedagoga e coordenadora da Proteção Social Básica da Semas, Mirian Madalon Vitorino de Oliveira, a conferência é uma convocação do Decreto nº 15.976 de 18 de agosto de 2021, feita pelo Prefeito Isaú Fonseca (MDB).
“Ela é, como costumamos dizer, a instância máxima da Sociedade Civil e Governo, e tem como objetivo central avaliar a política de assistência social, deliberar sobre diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social [SUAS], como direito do povo e dever do Estado. Qualificando as discussões sobre financiamento público para enfrentar as desigualdades, garantindo a proteção social e também escolher e eleger delegados para participarem da próxima conferência”, afirmou a coordenadora Mirian Madalon.
“O tema central da conferência veio ao encontro do que vivenciamos nesse momento. Acredito que o enfrentamento à pobreza e às desigualdades, bem como os riscos sociais e seus agravos com a pandemia, são os grandes desafios dessa gestão. Participarão dessa conferência, os usuários do Serviço Social do Município, trabalhadores da área da assistência social, as entidades prestadoras de serviços de atendimento, assessoria e defesa de direito”, concluiu Mirian.
Conforme o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Marcos Gomes, a conferência é espaço amplo e democrático de discussões e articulações coletivas, para construir propostas e estratégias de organização, reunindo Governo e Sociedade Civil Organizada, debatendo e decidindo as prioridades nas políticas públicas de assistência social para os próximos anos.
“As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS, no Município, Estado e União”, declarou Marcos Gomes.
Cinco eixos temáticos serão debatidos na XII Conferência Municipal de Assistência Social em Ji-Paraná. São eles: “A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades”; “Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais”; “Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários”; “Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social” e “Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências”
Obedecendo os protocolos de prevenção da Covid-19, a conferência será realizada de forma descentralizada, sendo que, na próxima quarta-feira (29), os eixos serão trabalhados em três locais diferentes com a participação social dos usuários do SUAS. E na quinta-feira (30), a conferência será realizada na Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), com rede de serviços socioassistenciais, trabalhadores, estudantes e convidados.
Programação
Na quarta-feira, a conferência acontece na Fundação JiCred, na Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) São Francisco. As três palestras serão realizadas das 7h30 às 12h.
Já na quinta-feira, os trabalhos da XII Conferência Municipal de Assistência Social serão concentrados na CMJP, com a participação dos palestrantes Fabiane Aparecida Passarini, Gilson Lopes Soares e Massimo Araújo de Mesquita.
Matéria: Azenir Rosa
Foto CMJP: Jota Batista
Semma adota TAC para facilitar resolução de conflitos ambientais, evitando multas
Termo de Ajustamento de Conduta visa diminuir a burocracia e busca a facilidade no acordo
Equipe de regularização fundiária realiza processo de abertura para emissão de títulos definitivos no bairro Lagoa
Ao todo, 14 lotes da quadra 76 receberam os atendimentos no trailer estacionado na rua Piratininga, em frente ao Condomínio Lagoa Dourada
Objetos esquecidos por populares nos postos de vacinação estão no “achados e perdidos”
Itens podem ser recuperados nos locais de vacinação da capital
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook